ADACB: Temporal destrói a produção agrícola

ADACB: Temporal destrói a produção agrícola

Exmº. Senhor Diretor Regional da Agricultura da Região Centro

C/ conhecimento

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Fundão

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Covilhã

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Belmonte 

Órgãos da Comunicação Social

Uma tempestade, como não há memória nesta época do ano, fustigou a nossa região neste último dia de Maio. Vento, chuva e granizo intensos dizimaram as culturas de primavera verão deste ano, nomeadamente os pomares (cereja, pêssego, pereira, maceira, ameixeira, damasqueiro, figueiras….) olival, vinha e hortas. As culturas de outono/inverno aveia, azevém, trigo e feno e os cereais de primavera/verão (milho e sorgo) foram também seriamente afetados. A violência do temporal foi tão grande que com a destruição dos ramos do ano os pomares, olival e vinha serão afetados na produção do próximo ano.

É necessário que o Ministério da Agricultura avalie a situação e que seja declarado estado de calamidade pública para a adoção de medidas urgentes que ajudem os agricultores nesta tragédia.

A Associação Distrital dos Agricultores dos Distrito de Castelo Branco apela ao bom senso das Entidades competentes e defende que o Governo deve alocar verbas adequadas às necessidades da situação e criar:

– Uma Linha de crédito a longo prazo sem juros e apoios a fundo perdido aos agricultores afetados.

Mais uma vez defendemos que o atual sistema de seguros agrícolas não está adequado à nossa realidade, porque tem prémios caros e uma cobertura de risco desadequada pelo que são poucos os agricultores que aderiram a este sistema.

A Direção da ADACB

Comente este artigo
Anterior Apcer realiza Conferência Agrifood 2020 online - 4 e 5 de junho
Próximo Agromeeting da Espaço Visual debate sucesso externo do kiwi. Inscrição gratuita - 4 de junho

Artigos relacionados

Últimas

Governo apoia investimentos para travar ‘Xylella fastidiosa’ com 2 ME

O Ministério da Agricultura tem aberto até sábado um concurso, financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural, para apoiar, com um montante global de dois milhões de euros, […]

Comunicados

Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo premiado nos IRGAwards

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi, esta quinta-feira, 23 de setembro, distinguido nos IRGAwards, uma iniciativa da Deloitte que premeia o desempenho […]

Comunicados

2017: o melhor ano da Companhia das Lezírias

A Companhia das Lezírias, S.A. (CL), empresa do Grupo Parpública, obteve em 2017 o melhor Resultado Operacional jamais alcançado, que foi de 4 milhões e 166 mil euros, num registo de crescimento anual desde 2012.