No sul da Europa, Portugal sente com mais severidade o impacto das alterações climáticas. O ano passado foi o mais quente das últimas nove décadas, este ano 40% do território nacional está já em situação de seca severa e extrema. As previsões não são animadoras e os indicadores apontam para o agravamento da situação. Que desafios enfrentamos? Que políticas devem ser implementadas para mitigar o impacto das alterações climáticas e da seca, em particular no setor agrícola? Qual o futuro da nossa agricultura?
Estas são apenas algumas das questões em análise na conferência A Importância da Água na Agricultura, que abre um ciclo de conferencias para debater Uma Estratégia Nacional para a Gestão da Água em Tempos de Escassez.
Promovido pela SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, este evento terá lugar no dia 22 de junho, pelas 16 horas, em Évora, e contará com a presença de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, Álvaro Beleza, presidente da SEDES e José Roquette, presidente da SEDES Évora.
Esta conferência será composta por duas mesas redondas – Gestão da Água e Alterações Climáticas e Gestão da Água e Agricultura – moderadas, respetivamente, por Pedro Santos e José Pereira Palha, Coordenadores dos Observatórios SEDES da Sustentabilidade e da Agricultura.
José Pimenta Machado, Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Joaquim Poças Martins, Secretário- Geral do Conselho Nacional da Água (CNA), José Pedro Salema, Presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), integram o painel de oradores, composto por conjunto de destacados especialistas.
→ Assista aqui à conferência ←
Data: Quinta-feira, dia 22 de junho de 2023
Local: Évora