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– 22-10-2009 |
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A�ucareiras portuguesas receiam problemas de abastecimentoNo Conselho de Ministros da UE de segunda-feira passada, Portugal apresentou o problema das refinarias nacionais de a��car estarem actualmente em dificuldades devido � falta de abastecimento, tendo o ministro Jaime Silva proposto a suspensão da tarifa de 98 � / ton de a��car CXL, para resolver este problema. Reino Unido, Bulg�ria, Pol�nia e Rom�nia apoiaram esta proposta, segundo o Agrodigital. O Comit� de gestáo do A��car, onde o problema tem sido discutido, entende não se justificar alterar a situa��o actual, o que levou o ministro portugu�s a colocar o problema na reuni�o do Conselho para pressionar politicamente a Comissão. Os países refinadores da União europeia, como � o caso de Portugal, t�m de contar com a falta de interesse dos países produtores de beterraba em que se suspendam os direitos de importa��o de países terceiros. Recorde-se que com a reforma da UE no sector do a��car, Portugal passou a ser um país exclusivamente refinador, depois do abandono da DAI da produ��o de a��car da beterraba nacional. Com a subida dos pre�os no mercado mundial, o j� muito competitivo mercado europeu do a��car pode colocar dificuldades de abastecimento �s refinadoras nacionais, no curto/m�dio prazo, se não houver uma suspensão dos direitos de importa��o. Este problema coloca-se particularmente na importa��o de rama de cana de a��car proveniente do Brasil, principal origem da matéria-prima processada pelas nossas refinadoras Na sequ�ncia da adesão da Finl�ndia � UE em 1995, a Comunidade assumiu o compromisso pelo Estado-membro perante a Organiza��o Mundial do Com�rcio (OMC) de importar uma quantidade de a��car proveniente de, especialmente, Cuba e Brasil. Assim, a UE comprometeu-se a comprar, a partir de 1 de Janeiro de 1996, um contingente do chamado "A��car de concess�es CXL" que chega a uma quantidade pr�xima de 85.000 toneladas, procedente principalmente de Cuba (59.000 toneladas) e Brasil (24.000 toneladas) sujeita a uma taxa reduzida de 98 � / t de a��car branco equivalente.
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