Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    vinho

    Quinta de vinhos algarvia reinventa-se à sombra de uma oliveira milenar

    Trump diz que agricultura e Taiwan são temas a abordar com Xi na Coreia do Sul

    Como a PAC enterrou a agricultura portuguesa – António Delgado Valente

    Portugal está autorizado a exportar peras para a China. “É um marco na valorização dos produtos agrícolas portugueses”

    Comissão aprova programa para diminuir ignições e proteger floresta na Lezíria do Tejo

    DGADR, IVV e Comissão Europeia reuniram-se para conversar sobre as Indicações Geográficas em Portugal

    Governo alemão alerta que gripe aviária está a espalhar-se rapidamente no país

    arroz em arrozal

    Angola já é autónoma em alguns produtos agrícolas mas ainda importa muito arroz – Governo

    Estado responde aos efeitos dos incêndios rurais

  • Opinião
    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Aceite: entre subidas y repeticiones en los precios en origen

    25/10/2025

    De todo un poco en los precios de las almendras

    25/10/2025

    Como a PAC enterrou a agricultura portuguesa – António Delgado Valente

    25/10/2025

    Portugal está autorizado a exportar peras para a China. “É um marco na valorização dos produtos agrícolas portugueses”

    24/10/2025

    Estado responde aos efeitos dos incêndios rurais

    24/10/2025

    Italy unmatched in pasta production and exports

    24/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    vinho

    Quinta de vinhos algarvia reinventa-se à sombra de uma oliveira milenar

    Trump diz que agricultura e Taiwan são temas a abordar com Xi na Coreia do Sul

    Como a PAC enterrou a agricultura portuguesa – António Delgado Valente

    Portugal está autorizado a exportar peras para a China. “É um marco na valorização dos produtos agrícolas portugueses”

    Comissão aprova programa para diminuir ignições e proteger floresta na Lezíria do Tejo

    DGADR, IVV e Comissão Europeia reuniram-se para conversar sobre as Indicações Geográficas em Portugal

    Governo alemão alerta que gripe aviária está a espalhar-se rapidamente no país

    arroz em arrozal

    Angola já é autónoma em alguns produtos agrícolas mas ainda importa muito arroz – Governo

    Estado responde aos efeitos dos incêndios rurais

  • Opinião
    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Aceite: entre subidas y repeticiones en los precios en origen

    25/10/2025

    De todo un poco en los precios de las almendras

    25/10/2025

    Como a PAC enterrou a agricultura portuguesa – António Delgado Valente

    25/10/2025

    Portugal está autorizado a exportar peras para a China. “É um marco na valorização dos produtos agrícolas portugueses”

    24/10/2025

    Estado responde aos efeitos dos incêndios rurais

    24/10/2025

    Italy unmatched in pasta production and exports

    24/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
centromarca

Consumidores portugueses fazem escolhas menos sustentáveis devido ao contexto económico

por Agroportal
17-10-2022 | 11:47
em Últimas, Comunicados
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

46% dos portugueses dizem escolher regularmente produtos locais, um número acima da média europeia.

80% dos consumidores nacionais leva o próprio saco ou cesto para as compras e 70% procuram embalagens amigas do ambiente.

Número de consumidores mais preocupados com o ambiente diminuiu pela primeira vez em três anos.

Grupo de pessoas com algumas preocupações ambientais continua a representar um target importante para as marcas.

De acordo com um estudo realizado pela Kantar e analisado por esta consultora de mercado e pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, 54% dos portugueses afirma que a situação social e financeira atual faz com que seja mais difícil agir de forma sustentável. Na origem desta dificuldade acrescida estão, segundo o estudo, as preocupações dos consumidores nacionais com o contexto de guerra e inflação, e o regresso ao trabalho presencial, resultando em menores consumos dentro de casa e maior frequência de compra de comida pronta.

Ainda assim, os consumidores portugueses estão acima da média europeia na procura por carne, peixe, frutas ou vegetais produzidos localmente, uma vez que 46% dos inquiridos em Portugal, 5 pontos percentuais acima da média na Europa, diz fazer estas escolhas com regularidade como forma de apoiar produtores locais e de disfrutar de produtos mais saborosos.

A sustentabilidade é um fator a considerar para a maior parte dos consumidores nacionais. Segundo o estudo, 80% dos portugueses afirma levar um saco ou cesto próprio para as compras enquanto 70% dos inquiridos declara tentar comprar embalagens amigas do ambiente, mas apenas 19% consegue regularmente evitar as embalagens de plástico. Mais, 63% da população inquirida afirma que, nas compras que faz, escolhe produtos de empresas que financiem iniciativas locais ou apoiem instituições de caridade. Contudo, mais de metade da população diz duvidar das reais preocupações ecológicas das marcas, vendo-as sobretudo como uma ferramenta de marketing.

O impacto da incerteza económica no comportamento de compra verifica-se em consumidores de todo o mundo. Este estudo “Who Cares? Who Does?” divide consumidores em três grupos ‑ eco-actives, eco-considerers e eco-dismissers ‑ tendo em conta o seu compromisso com a sustentabilidade. Pela primeira vez em três anos, o estudo mostra um decréscimo dos eco‑actives (os mais preocupados com o ambiente), que hoje representam 19% do total dos consumidores, quando no ano passado representavam 23%. Já o grupo dos eco-dismissers aumentou de 26% em 2021 para 37% em 2022. Entre os cinco mercados da Europa Ocidental analisados pelo estudo, quatro registam perdas deste tipo. O mercado espanhol e o irlandês são os que registam o maior decréscimo de eco-actives, seguindo-se o mercado português.

Por outro lado, conclui-se que as pessoas de alguma forma preocupadas com o meio ambiente continuam a ser um target importante para as marcas. O conjunto de eco-actives­ e eco‑considerers (que tomam algumas medidas para reduzir o seu impacto no ambiente, mas encontram na conveniência e no preço dos produtos algumas barreiras) vale, no total, 6 mil milhões de euros gastos em produtos de grande consumo (FMCG). “Apesar dos resultados que este estudo mostra, é expectável que este valor volte a aumentar em breve”, refere Marta Santos, Manufacturers Sector Director da Kantar. “A nossa estimativa indica que o grupo dos eco-actives pode representar até 43% da população portuguesa em 2027”.

Os números traduzem a importância da sustentabilidade para este grupo, em comparação com o total da população portuguesa. É que 38% dos inquiridos a nível nacional afirma comprar com frequência produtos para o lar com menos químicos agressivos, um valor que dispara para 67% entre eco-actives. Nos produtos de cuidado pessoal com ingredientes naturais, 62% dos eco‑actives diz comprar com frequência, contra 36% do total da população. 39% dos portugueses escolhe frequentemente produtos recarregáveis, por oposição aos descartáveis, num número que sobe aos 63% entre eco-actives. E 79% destes consumidores mais sustentáveis garante  evitar deliberadamente a compra de bebidas em garrafas de plástico, enquanto apenas 29% dos portugueses concorda com esta afirmação.

“As dificuldades económicas e a progressiva quebra do poder de compra das famílias está a conduzir a uma racionalização do consumo e a um foco nos produtos mais básicos e de menor preço. Uma parcela importante dos produtos mais sustentáveis está, atualmente, fora das primeiras prioridades dos consumidores, o que gera os presentes resultados e esta suposta menor preocupação ambiental, que – diga-se – é comum à generalidade dos mercados europeus”, conclui Pedro Pimentel, Diretor-Geral da Centromarca.

Fonte: Centromarca

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Cotações – Suínos – 10 a 16 de outubro de 2022

Próxima Publicação

Tóquio recebe Vinho Português

Artigos Relacionados

Georgete Felix
Últimas

Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

26/10/2025
Últimas

Alguém Tem de o Fazer: Agricultor Digital

25/10/2025
vinho
Nacional

Quinta de vinhos algarvia reinventa-se à sombra de uma oliveira milenar

25/10/2025
Próxima Publicação

Tóquio recebe Vinho Português

Discussão sobre este post

Advertisement

Opinião

Georgete Felix
Últimas

Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

por Georgete Félix
26/10/2025

Ler mais
Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Não comer gato por lebre

por Manuel Chaveiro Soares
19/10/2025

Ler mais
Advertisement

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Advertisement

Comunicados

DGADR, IVV e Comissão Europeia reuniram-se para conversar sobre as Indicações Geográficas em Portugal

24/10/2025

Estado responde aos efeitos dos incêndios rurais

24/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.