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– 07-10-2004 |
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Ensino : Instituto quer valorizar produtos alimentares através do gosto e olfactoViseu, 06 Out Gil Gilardino, que frequentou em Fran�a v�rios cursos da área da eno-gastronomia, afirmou � Agência Lusa que "as propriedades olfactivas e gustativas são muito importantes" e, por isso, quem trabalha com produtos alimentares tem de as saber valorizar. Neste ambito, o Instituto do Gosto e dos Aromas (IGA) pretende especializar v�rios profissionais que lidam com produtos alimentares, nomeadamente os ligados ao vinho, como provadores, escan��es, guias tur�sticos e vendedores. "Se um produto não � valorizado com argumentos profissionais não vende", frisou, lamentando que "ainda não se d� a import�ncia devida aos sistemas olfactivo e arom�tico em Portugal, onde s� existem duas escolas que fazem forma��o a esse nível., ainda que de forma superficial, no Porto e no Estoril". Segundo o respons�vel, por exemplo, no Jap�o, h� 17 escolas deste g�nero, que visitou para recolher informações para o seu projecto. Gil Gilardino estima j� ter gasto entre 40 e 50 mil euros no seu projecto, estando a estudar de que forma poder� enquadr�-lo nalgum programa comunitário, de forma a receber apoio financeiro. Entre os oito professores do IGA encontram-se engenheiros agr�nomos, en�logos e Também fil�sofos, "para que seja poss�vel retirar as express�es certas sobre o produto". "Quando temos um prazer, � muito dif�cil explic�-lo, descrev�-lo. Temos de nos equipar de uma dial�ctica pr�pria, retirada da poesia, da literatura e da filosofia", explicou. O IGA irá ministrar cursos em hor�rio p�s-laboral, tendo j� 18 pessoas inscritas. S� são aceites alunos com o nono ano de escolaridade completo e que tenham uma profissão relacionada com produtos alimentares. No prazo de sete ou oito meses, o respons�vel espera ter o sistema inform�tico equipado com uma base de dados que permita Também ao IGA analisar os produtos alimentares para indicar �s empresas qual a sua rela��o qualidade/pre�o. "Mas para isso vamos precisar de provadores que possam criar os par�metros que permitam dizer quando vale, por exemplo, um queijo, e completar o nosso sistema inform�tico", sublinhou. De futuro, gostaria Também de criar um restaurante/escola, "onde seriam experimentadas as liga��es sensitivas dos alimentos com o vinho". Gil Gilardino lanãou em Agosto o Jornal do Gosto e dos Aromas, escrito em portugu�s e japon�s, com o qual pretende sobretudo divulgar a enologia, a gastronomia e o turismo da regi�o do Douro, ainda que fa�a Também refer�ncia a produtos de outros pontos do país. Para o Jap�o seguiram 2.500 exemplares do jornal, onde considera que a presença de produtos portugueses � ainda muito limitada.
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