Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    O “Programa campanha da azeitona” convida a visitar o lagar da casa relvas na vidigueira

    O Melhor Croissant da Minha Rua apresenta nova identidade e alarga estratégia de internacionalização

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    rio com videiras e vinha no douro

    Viticultores do Douro pedem na AR “dignidade” perante cenário de incerteza

    Reduzir em 25% consumo de alimentos de origem animal salvaria florestas – Stefano Mancuso

    Humanos devem aprender com as plantas a resolver problemas e em comunidade

    ipma

    Delegação do IPMA em Genebra

    Fenareg

    FENAREG alinhada com COPA/COGECA contra propostas da Comissão Europeia que ameaçam futuro da agricultura europeia e destroem PAC

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    22/10/2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    22/10/2025

    Edição genética | Nova técnica aumenta precisão e eficiência do ‘prime editing’

    22/10/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    O “Programa campanha da azeitona” convida a visitar o lagar da casa relvas na vidigueira

    O Melhor Croissant da Minha Rua apresenta nova identidade e alarga estratégia de internacionalização

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    rio com videiras e vinha no douro

    Viticultores do Douro pedem na AR “dignidade” perante cenário de incerteza

    Reduzir em 25% consumo de alimentos de origem animal salvaria florestas – Stefano Mancuso

    Humanos devem aprender com as plantas a resolver problemas e em comunidade

    ipma

    Delegação do IPMA em Genebra

    Fenareg

    FENAREG alinhada com COPA/COGECA contra propostas da Comissão Europeia que ameaçam futuro da agricultura europeia e destroem PAC

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    IVV

    Comércio Internacional de Vinho – janeiro a agosto 2025

    22/10/2025

    Agricultores alertam para riscos do fundo único e exigem reforço da competitividade na futura PAC

    22/10/2025

    Edição genética | Nova técnica aumenta precisão e eficiência do ‘prime editing’

    22/10/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 13 a 19 de outubro de 2025

    22/10/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Artigo do arquivo do Agroportal entre 1999 e 2014.

Viniportugal propõe estratégia de marketing até 2010
Sector do Vinho prepara investimento de € 3 milhões para conquistar mercados do Reino Unido e dos EUA

por Agroportal
21-02-2004 | 00:00
em Arquivo Agroportal
Tempo De Leitura: 11 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  21-02-2004

[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ]

Viniportugal propõe estratégia de marketing até 2010
Sector do Vinho prepara investimento de € 3 milhões para conquistar mercados do Reino Unido e dos EUA

Em Sessão pública realizada a 19 de Fevereiro no Porto, para Apresentação do Relatório Porter 2 sobre o Sector do Vinho Português, a Viniportugal apresentou os seguintes objectivos:

  • Aumentar para € 100 milhões as exportações para os dois mercados até 2010

  • Aposta nos tintos super-premium para garantir uma categoria de vinhos Portugal

  • Meta de €1000 milhões de facturação em 2010 para o sector do vinho português

A exportação de vinhos portugueses para os mercados britânico e dos EUA beneficiará de um potencial de crescimento muito significativo nos próximos anos se forem concretizadas as acções de promoção correctas junto dos distribuidores e consumidores – conclui um estudo de estratégia e marketing sobre o sector do vinho encomendado pela Viniportugal à Monitor Group, prestigiada empresa de consultoria dirigida pelo Prof. Michael Porter, da Harvard University, que já em Maio de 2003 apresentara um primeiro estudo sobre a viabilidade e a competitividade do cluster do vinho português.

De acordo com os dados deste "Porter 2 – Estudo de Estratégia e Marketing – Sector do Vinho 2010", que analisou a receptividade ao vinho português dos mercados e dos consumidores do Reino Unido, dos Estados de Nova Iorque e da Florida, nos EUA e, da Alemanha, será expectável aumentar o volume total de negócios do sector do vinho em Portugal para os € 1000 milhões até 2010, contra os € 757 milhões registados em 2002, isto graças às boas perspectivas de crescimento das exportações para os mercados britânico e norte-americano, que naquela data se prevê venham a ultrapassar os € 100 milhões.

Aposta nos tintos super-premium

Para concretizar na prática as múltiplas propostas de actuação estratégica definidas no âmbito do estudo agora divulgado, a Viniportugal propõe-se investir já em 2004, cerca de € 3 milhões na promoção dos vinhos nacionais nos mercados britânico, da Florida e de Nova Iorque, tendo por objectivo primordial aumentar o reconhecimento do produto junto dos principais canais de distribuição e de um número crescente de consumidores. As diferentes categorias de distribuidores e os vários grupos específicos de consumidores tidos como alvos preferenciais já se encontram perfeitamente definidos pelos autores do estudo em cada mercado.

Segundo a estratégia delineada pelos especialistas da Monitor Group e validada pela Viniportugal, que se pretende indicadora para a actuação das entidades oficiais e das empresas portuguesas do sector, a aposta nestes mercados externos, sem dúvida aqueles que revelam uma maior abertura e apetência relativamente aos nossos vinhos, deverá iniciar-se pela promoção dos tintos super-premium, com preços variáveis entre os 9.99 e os 14.99 dólares para os EUA e as 4.99 e as 9.99 libras para o Reino Unido, considerados aqueles que melhor corresponderão aos anseios da procura existente.

Assegurado o aumento da penetração desta categoria de tintos e o reconhecimento de uma marca Portugal pelos consumidores, estarão abertas as portas à exportação para estes mercados de outros produtos do variado portfolio de vinhos nacionais, nomeadamente os brancos e rosé, sendo de destacar a previsível boa aceitação que o Vinho Verde merecerá no mercado da Florida.

Três passos e dez acções

De facto, o estudo agora apresentado prevê três passos cruciais para o desenvolvimento da estratégia de implantação dos vinhos portugueses nos mercados britânico e dos EUA, a saber: até final de 2005, deverá ser superada a actual situação de quase total desconhecimento dos vinhos nacionais e criada uma marca forte e positiva; até final de 2006, importará implantar uma categoria Portugal com presença assegurada nos pontos de venda e capaz de abrir caminho à divulgação do nosso rico portfolio de vinhos; finalmente, até 2010 deverá ser aproveitado o crescente reconhecimento dos vinhos portugueses para aumentar o volume de vendas e as margens de comercialização, apostando-se em produtos de nível e qualidade superiores.

Para garantir o sucesso deste plano de incremento das exportações dos vinhos portugueses, o estudo realizado propõe uma listagem de uma dezena de acções concretas que passam pela concentração de esforços de todo o sector na promoção dos produtos nos mercados seleccionados; pela escolha criteriosa dos canais de distribuição e dos públicos-alvo; pelo recurso aos media e aos eventos de divulgação mais apropriados; pela exaltação dos temas promocionais mais apelativos, como a riqueza da Cultura e da História de Portugal ou a utilização de métodos ancestrais de vinificação; e pela utilização da imagem mais consentânea com o gosto dos consumidores, seja no design da garrafa e do rótulo, seja em todos os materiais promocionais.

A Viniportugal disponibiliza pois este estudo como mais uma ferramenta de vital importância para o desenvolvimento do sector do vinho, consciente de que, conforme tem sustentado o ministro da Agricultura em sucessivas intervenções, a exportação é a saída capaz de melhor assegurar o futuro e o sucesso do cluster do vinho português.

Feito o diagnóstico, a Viniportugal está empenhada em avançar para o terreno e em concretizar as propostas contidas neste estudo "Porter 2", acreditando poder contar com a colaboração e apoio de todas as entidades públicas e privadas de alguma forma ligadas ao sector.


VINIPORTUGAL

A ViniPortugal foi criada em 1997 e é uma associação inter-profissional que tem como objectivo a promoção do vinho, no país e no estrangeiro, particularmente nos mercados externos para os quais Portugal já exporta, ou nos quais os seus vinhos têm grande tradição.

A ViniPortugal agrupa associações, federações de associações e organizações de profissionais ligadas à produção e ao comércio, com reconhecida representatividade no sector vitivinícola. Integram a Associação os comerciantes (ANCEVE e ACIBEV), os produtores e viticultores (FENAVI e FEVIPOR), as cooperativas (FENADEGAS), as regiões demarcadas (ANDOVI), os destiladores (AND), o Estado (IVV) e, em representação dos agricultores, a CAP.

A sua actividade é financiada por uma parte da verba que o IVV cobra a todos os produtores que certificam vinho e/ou vinagres e é destinada à promoção. O orçamento disponível é, assim, variável, uma vez que o seu montante depende das certificações que o IVV leva a efeito.

MONITOR GROUP

A Monitor Group é uma empresa de consultoria estratégica global. A empresa foi fundada em 1983 pelos professores Michael Porter e Mark Fuller, da Universidade de Harvard, com a finalidade de aplicar conceitos de vantagem competitiva desenvolvidos na Faculdade de Gestão dessa mesma instituição universitária.

Hoje, a Monitor mantém a sua sede em Cambridge, Massachussetts, e emprega mais de mil pessoas em escritórios em todo o mundo. A sede da empresa na Europa é em Londres, a partir da qual coordena uma network de 13 escritórios. A Monitor tem prestado serviços de consultoria a governos nacionais e a empresas das mais conceituadas do mundo. Recorde-se, a propósito, que já em 1993 Porter tinha elaborado um relatório sobre a economia portuguesa, encomendado pelo Governo de Cavaco Silva, e no qual o sector do vinho surgia como um dos clusters nacionais com maior potencial.

A Monitor é única entre as consultoras de estratégia, pois resulta de um grupo de empresas que reunem especialistas de variadas áreas de negócio, no sentido de ajudar a resolver os desafios e problemas mais críticos dos seus clientes numa perspectiva integrada. As empresas do grupo são especializadas em gestão, estratégia corporativa e organizacional; o Monitor Investment Bank é especializado em fusões, aquisições e investimento de capital; e a Monitor Clipper Partners gere um fundo de private equity de $750 milhões, que investe associando-se a clientes da Monitor ou em oportunidades ligadas a áreas em que desenvolveu conhecimentos específicos.


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (21/02/2004) – Sala Ogival : um espaço nobre em Lisboa para promover o vinho

  • AgroNotícias (20/02/2004) – Vinho : Sucesso espanhol é uma oportunidade mais do que uma ameaça

  • AgroNotícias (17/02/2004) – 

  • AgroNotícias (16/02/2004) – 

  • AgroNotícias (25/01/2004) – Vinhos : Segunda parte do Relatório Porter apresentado em Fevereiro no Porto

Sítios

Fonte: Imago

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ]

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2007. Todos os direitos reservados.
Optimizado para o IE 5.#, resolução 800 x 600 e 16 bits
Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Braga : produtores de leite recebidos pelo PSD no Parlamento para pedir "justi�a"

Próxima Publicação

Portugal organiza IX Simp?sio Internacional da Pera

Artigos Relacionados

Arquivo Agroportal

Tema central da Ovibeja 2015 homenageia Cante Alentejano

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Ministro da Economia lança desafio aos empresários para que façam do “Portugal Sou Eu” um catalisador da economia

28/11/2014
Arquivo Agroportal

Inquérito à estrutura das explorações agrícolas 2013: um retrato com duas realidades

28/11/2014
Próxima Publicação

Portugal organiza IX Simp?sio Internacional da Pera

Discussão sobre este post

Advertisement

Opinião

Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Não comer gato por lebre

por Manuel Chaveiro Soares
19/10/2025

Ler mais
Últimas

Plano de … despovoação!

por Arlindo Castro
12/10/2025

Ler mais
Advertisement

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Advertisement

Comunicados

O “Programa campanha da azeitona” convida a visitar o lagar da casa relvas na vidigueira

22/10/2025

O Melhor Croissant da Minha Rua apresenta nova identidade e alarga estratégia de internacionalização

22/10/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Outubro 2025
STQQSSD
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31   
« Set   Nov »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.