No dia 21 de Setembro 2026, a InovCluster reuniu empresários e comunicação social no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco para dar a conhecer um conjunto de iniciativas que apoiam à expansão internacional de 50 PME portuguesas, com 11 ações estratégicas abrangendo a Europa, América Latina, América do Norte e Norte de África.
A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro apresentou hoje, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, o novo Plano de Internacionalização 2026-2027, uma iniciativa que prevê um investimento global aprovado de 827.284,80 euros, dos quais 408.761,19 euros correspondem a cofinanciamento comunitário do FEDER, no âmbito do Portugal 2030 / PITD, Projeto N.º 26600.
A sessão de apresentação contou com as boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que destacou a importância da internacionalização para o crescimento e competitividade das empresas, sublinhando também o trabalho desenvolvido em conjunto pelo Município e pela InovCluster no apoio à atividade empresarial. Seguiu-se a intervenção da Presidente da Direção da InovCluster, Christelle Domingos, que apresentou o novo Plano de Internacionalização e as principais ações previstas para o período 2026-2027.
O projeto, desenvolvido em parceria com diferentes entidades e articulado com a AICEP, pretende apoiar a expansão internacional de 50 PME portuguesas, 80% das quais localizadas em territórios de baixa densidade. A operação prevê um impacto superior a 7 milhões de euros no volume de negócios internacional das empresas participantes, bem como a criação ou consolidação de 100 postos de trabalho qualificados ligados à internacionalização, marketing digital e gestão.
A estratégia do novo ciclo assenta num modelo coletivo composto por 11 ações estratégicas previamente articuladas com a AICEP, concebidas para assegurar uma abordagem diversificada e abrangente a mercados consolidados, estratégicos e emergentes na Europa, América Latina, América do Norte e Norte de África: 5 Feiras Internacionais de Referência: Participação coletiva nos certames mundiais Chilventa 2026 (Nuremberga, Alemanha – refrigeração e frio industrial), BioFach 2027 (Nuremberga, Alemanha – líder em produtos biológicos), Anuga Select Brazil 2027 (São Paulo, Brasil), Salón Gourmets 2027 (Madrid, Espanha – produtos gourmet e premium) e Climatización y Refrigeración 2027 (Madrid, Espanha). 4 Missões Empresariais: Deslocações comerciais dirigidas com reuniões B2B pré-agendadas nos mercados de Marrocos (novembro de 2026), Brasil (maio de 2027), Canadá (novembro de 2027) e Espanha (fevereiro de 2028). 1 Missão Inversa (Agribusiness 2027): Iniciativa de diplomacia económica inversa realizada em Portugal que trará compradores e importadores internacionais ao encontro de 40 PME nacionais para dinamizar parcerias de negócio.
Ainda conta com uma ação de Proteção e Valorização de Marcas: Apoio especializado ao Registo Internacional de Marcas em mercados externos para 10 PME, assegurando a diferenciação e proteção jurídica da oferta portuguesa.
Durante a sessão foi ainda anunciada a Missão Inversa Multissetorial Brasil–Castelo Branco, apresentada pelo Presidente da Câmara de Comércio Luso-Brasileira Jatyr Junior, no dia 12 de novembro, o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco acolherá um encontro presencial com empresas brasileiras e portuguesas, incluindo apresentações, reuniões B2B, networking, almoço e reuniões institucionais. Esta ação não terá qualquer custo para os participantes.
A InovCluster apresentou ainda publicamente a 3.ª edição do INOVFOOD SUMMIT, no dia 17 de novembro, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, sob o mote “Conectar Territórios, Criar Valor, Conquistar Mercados”. O encontro reunirá empresas, academia, entidades públicas, investidores e outros agentes do setor agroalimentar para discutir os principais desafios e oportunidades do setor.
O INOVFOOD SUMMIT estará organizado em torno de seis áreas estratégicas — Território, Financiamento, Inovação, Sustentabilidade, Internacionalização e Transformação Digital — e contará com cinco espaços temáticos. Serão abordados temas como a internacionalização e os mercados externos, a transição verde e a descarbonização, o financiamento e a economia azul, a valorização dos produtos locais, a inteligência artificial e novas soluções de inovação e valorização alimentar. O evento conta com o apoio da Universidade Politécnica de Castelo Branco e do CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar.
Com estas iniciativas, a InovCluster pretende reforçar a ligação entre empresas, conhecimento e mercados, promovendo novas parcerias, inovação e oportunidades de negócio para o setor agroalimentar e contribuindo para afirmar o território, conhecimento e valorização do setor agroalimentar.
Para acompanhar todas as novidades, iniciativas e oportunidades promovidas pela InovCluster, convidamos empresas, parceiros e todos os interessados a seguir as nossas redes sociais e canais de comunicação, onde serão divulgadas regularmente informações sobre os projetos, eventos e ações de internacionalização. Acompanhe-nos e fique a par das próximas oportunidades!
Fonte: InovCluster















































