Iniciativa é um chamado global à ação para que formuladores de políticas coloquem os agricultores no centro das estratégias climáticas
A UPL, líder global em soluções agrícolas sustentáveis, anunciou nesta quarta-feira (6/11) o lançamento de sua campanha global “#AFarmerCan – O herói que você não sabe que precisa”, antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). A campanha – que significa “um agricultor pode” em português – celebra os agricultores como heróis do clima e faz um apelo aos líderes globais para reconhecerem o papel fundamental desses profissionais na construção da resiliência climática.
Presente em mais de 140 países, a UPL trabalha lado a lado com pequenos e grandes produtores, capacitando-os com soluções sustentáveis que impulsionam a ação climática e a segurança alimentar. Com base nessa experiência, a UPL reuniu 20 histórias inspiradoras de agricultores de todo o mundo, mostrando como a agricultura pode promover a redução de gases de efeito estufa (GEE), a segurança energética, a conservação da água, a regeneração da saúde do solo e a proteção da biodiversidade — os cinco pilares que guiarão a atuação da UPL na COP30.
Confira o site especial criado para a campanha e assista ao vídeo da iniciativa.
A campanha #AFarmerCan faz um apelo contundente: as políticas públicas devem apoiar os agricultores. Os consumidores devem reconhecer e celebrar sua força, resiliência e inovação.
Como parte de sua proposta, a UPL apresenta uma estrutura de incentivos com quatro pilares para fortalecer a resiliência dos agricultores:
- pagar: recompensar os agricultores pela adoção de práticas agrícolas inteligentes para o clima;
- proteger: oferecer subsídios e seguros para mitigar riscos;
- propiciar: ampliar o acesso dos agricultores a mercados públicos de produtos certificados como sustentáveis;
- promover: ampliar o uso de ferramentas digitais, dados sobre saúde do solo e treinamentos técnicos.
O chairman e CEO global da UPL, Jai Shroff, declarou: “Com a campanha #AFarmerCan, estamos ampliando uma mensagem simples, porém urgente: o futuro da resiliência climática começa no campo. Os agricultores já estão liderando o caminho – inovando, se adaptando e regenerando. No entanto, suas contribuições ainda são pouco reconhecidas nas discussões climáticas globais. Esta campanha é nosso chamado para que formuladores de políticas, instituições e consumidores apoiem os agricultores, os empoderem e os coloquem no centro da ação climática”.
A UPL está divulgando essa mensagem por meio de uma campanha global 360°, com foco no Brasil e em mercados estratégicos, que combina mídia externa de alto impacto com engajamento digital imersivo. Em Belém, a campanha inclui sinalização em aeroportos, mais de 1.000 táxis e 200 ônibus personalizados, com QR Codes que direcionam para depoimentos inspiradores de agricultores. A estratégia é complementada por ações digitais segmentadas, ativação em redes sociais e um filme emocionante que retrata os agricultores como heróis do clima. A campanha também inclui brindes ecológicos, como camisetas, ecobags e garrafas reutilizáveis.
Durante a COP30, a UPL estará presente na Blue Zone – área oficial da conferência organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) – servindo café carbono-inteligente da marca brasileira Mió. O café, que captura mais CO₂ do que emite, permitirá aos delegados vivenciar como práticas agrícolas inteligentes para o clima podem acelerar o progresso rumo às metas globais de mitigação. Como patrocinadora, a UPL também obteve o direito de usar a marca oficial da conferência.
A empresa também apresentará sua Agrosfera na AgriZone, espaço expositivo organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde promoverá painéis e debates com especialistas baseados nos cinco pilares de sua atuação na COP-30. Além disso, a UPL participará do Fórum Planeta Campo em 11 de novembro e apresentará um estudo de caso sobre arroz de baixo metano desenvolvido na Índia.
Por meio de “#AFarmerCan – O herói que você não sabia que precisava”, a UPL reafirma seu compromisso em impulsionar um movimento global que celebra os agricultores como heróis do clima e guardiões de um planeta mais saudável.
A UPL é uma líder global em biossoluções e soluções agrícolas, presente em mais de 140 países, com 43 unidades de fabricação, 57 centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e um portfólio de mais de 15.000 produtos registrados em todo o mundo.
Fonte: UPL











































