A colheita de Pera Rocha em 2025 dos Associados da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha foi de 115 GG0 toneladas, valor semelhante a 2024 (+1%) e que representa cerca de metade da colheita registada em 2021. Estima-se que a produção da ANP corresponda a 89% da produção nacional, estimando-se a colheita total em aproximadamente 129 mil toneladas (Associados e Não Associados da ANP).
Pelo 4.º ano consecutivo, regista-se produção aquém do potencial produtivo, devido às condições climáticas desfavoráveis (nomeadamente precipitação e temperatura na floração) e forte incidência do Fogo Bacteriano, com impactos inéditos na produção e nos custos de limpeza.
Em termos de calibres, o stock apresenta predominância de calibres baixos, mais concretamente: cerca de 60% da fruta com calibre menor ou igual a 60 mm e menos de 20% com calibre igual ou acima dos 65 mm.
Apesar do cenário adverso, reforçamos o compromisso da ANP em valorizar a Pera Rocha do Oeste DOP, garantindo a colocação nos mercados habituais e defendendo a sustentabilidade dos nossos produtores.
Contamos com a colaboração de todos nesta fase desafiante.
Fonte: ANP