Com o objetivo de reforçar a importância da agricultura enquanto ativo estratégico da região e evidenciar o papel das políticas públicas na valorização e sustentabilidade do setor, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve) apresenta, no próximo dia 28 de agosto, no Convento de S. José (Lagoa), o “Estudo do Impacto Económico da Agricultura na Região do Algarve”, realizado pela Ernst & Young, SA.
Esta apresentação acontece no âmbito da Conferência “Agricultura: um Ativo Estratégico para o Algarve”, e traz a público, pela primeira vez, uma análise detalhada e quantificada da relevância económica do setor agrícola no Algarve. Segue-se um painel conduzido pelo Professor Catedrático Carlos Marques – “A agricultura da região algarvia e a importância da água para a agricultura”, ampliando a reflexão para o contexto nacional e os desafios do setor no atual quadro económico.
O debate alarga-se com uma mesa-redonda, moderada pelo Vice-Presidente da CCDR Algarve, Pedro Valadas Monteiro, que reúne os principais representantes do setor agrícola nacional: Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI), Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e a Federação da Agricultura Algarvia (FEDAGRI).
A conferencia contará com a presença do senhor Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
Já no espaço Amar a Terra, no recinto da FATACIL, e em complemento a este momento de reflexão estratégica, terão lugar as apresentações e provas de vinhos da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) e da VIMAR – Feria del Vino y el Mar, sublinhando a importância da cooperação entre o Algarve e a Andaluzia, reforçando a partilha de conhecimento, produtos e identidade mediterrânica.
Esta Conferência é aberta ao público em geral, devendo apenas registar a sua inscrição.
Fonte: CCDR Algarve