O grupo luso-brasileiro Veracruz, dedicado à produção sustentável de amêndoas com atuação integrada nas áreas de cultivo, transformação e distribuição, anuncia uma parceria estratégica de investimento com a IR Capital, reforçando o seu plano de crescimento e consolidação.
Com operações sediadas em Castelo Branco, na região da Beira Interior, a Veracruz distingue-se pela sua abordagem inovadora, que alia práticas de agricultura regenerativa a tecnologia de ponta, garantindo elevados padrões de qualidade, produtividade e sustentabilidade. Atuando nos mercados B2B e B2C, o grupo apresenta uma oferta diversificada, incluindo a sua marca própria Better With, no canal de consumo, que reflete o compromisso da empresa com uma alimentação saudável, transparente e sustentável.
“Este investimento representa um passo significativo na trajetória de crescimento da Veracruz, reforçando a nossa missão e ambição de posicionar Portugal como um player de referência no setor de frutos secos na Europa. Acreditamos firmemente no potencial de crescimento do país”, afirma David Carvalho, fundador e CEO do Grupo Veracruz.
O capital será direcionado para o reforço e expansão da infraestrutura industrial e logística da Veracruz, permitindo a otimização da cadeia de valor e consolidando a sua posição estratégica no setor agroalimentar. A parceria inclui ainda a promoção da inovação e da sustentabilidade, através do aprofundamento das práticas regenerativas e do fortalecimento do compromisso com a responsabilidade ambiental.
A operação foi concretizada através do Fundo Inter-Risco Consolidar, que passa a deter uma participação minoritária no capital da Veracruz. O fundo tem como investidor âncora o Fundo de Capitalização e Resiliência, gerido pelo Banco Português de Fomento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Por sua vez, para os responsáveis do IR Capital “esta transação reflete o posicionamento do IR Capital no apoio a negócios sustentáveis no setor agroalimentar e o nosso compromisso com a criação de valor económico, social e ambiental, de forma responsável e duradoura”.
Fonte: Veracruz