300 escolas juntam-se à APCOI para incentivar portugueses a comer fruta

300 escolas juntam-se à APCOI para incentivar portugueses a comer fruta

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil lançou no seu site (aqui)  uma campanha de âmbito nacional para incentivar os portugueses a seguirem o exemplo das 354 mil crianças que até ao momento já participaram no projecto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» aumentando o seu consumo diário de fruta, através da ingestão de pelo menos uma dose extra, no lanche da manhã ou da tarde.

A mais recente campanha da APCOI reúne no site uma colectânea com mais de 400 fotografias criadas por escolas de todos os distritos e regiões autónomas que pretendem alertar para o baixo consumo de fruta da população portuguesa: metade dos portugueses não atinge as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para ingestão de pelo menos 5 porções diárias de fruta e produtos hortícolas, segundo dados do Inquérito Alimentar Nacional e de Actividade Física (IAN-AF). O consumo reduzido destes alimentos essenciais é indicado pela OMS como um dos dez principais factores de risco associados ao desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade.

Mário Silva, presidente da APCOI, afirma que «aumentar substancialmente a ingestão diária de fruta e outros alimentos de origem vegetal é a principal acção global a tomar para combater a obesidade e travar o aumento do aquecimento global, por ser esta a categoria alimentar com maiores benefícios nutricionais na prevenção de doenças e cuja produção tende a ser mais ecológica”.

Milhares de alunos, de todo o País, que já estão a comer fruta diariamente no lanche escolar, aceitaram o convite da APCOI para participar nesta campanha que pretende alertar sobre a importância deste alimento para a saúde e convidam toda a população a escolher a melhor de entre 400 fotografias a concurso no site.

As fotografias que até 10 de Fevereiro consigam angariar 200 votos por telefone ou 2000 gostos no Facebook serão finalistas e as respectivas escolas serão premiadas.

A votação por telefone para eleger as fotografias finalistas é a vertente solidária desta campanha, revertendo 100% da receita de cada chamada (custo de 0,60€ +IVA) como donativo para oferecer fruta a crianças que não podem levar lanche para a escola. Desde 2015, a APCOI já distribuiu gratuitamente mais de 50.000 peças de fruta nas escolas portuguesas.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Curso de Formação de Poda do Pessegueiro em Castelo Branco
Próximo XXXII edição da Agroexpo: Feira de referência a nível internacional - 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2020 - Badajoz

Artigos relacionados

Nacional

“Que Floresta?” é tema para mais uma “Conversa com Café” no Museu Municipal de Azambuja

Facebook
Twitter
Google+
Pinterest
WhatsApp


O Museu Municipal de Azambuja vai ser palco, no serão desta sexta-feira, 29 de março, […]

Nacional

Bruxelas aumenta o auxílio nacional aos agricultores até 25 mil euros

[Fonte: O Jornal Económico]

O montante máximo do auxílio nacional aos agricultores vai aumentar para 25 mil euros, […]

Nacional

The Navigator apoia iniciativa “Vindimas 2019” do Instituto Superior de Agronomia

A The Navigator Company vai apoiar a iniciativa “Vindimas 2019” do Instituto Superior de Agronomia (ISA) que decorre amanhã, […]