A 22.ª Visita Vitivinícola da APH está prevista para os próximos dias 19, 20 e 21 de maio, em pleno mês das flores e floração da videira.
Este ano, vamos descer até à Região Vitícola do Algarve, que tem sofrido uma evolução significativa nos últimos 10 anos, e que nós estamos curiosos de conhecer.
O Algarve é uma região onde a área de vinha decresceu nos últimos anos. A indústria turística – que tanto se desenvolveu no Algarve – ocupou grande parte da área dos terrenos agrícolas, onde se incluem as vinhas, e o vinho algarvio esteve próximo da extinção. Durante muitos anos só se produziu Vinho Regional Algarve.
Produzem-se vinhos brancos, rosados, tintos, espumantes e licorosos. Os vinhos típicos desta região são vinhos frutados, e assim combinam com pratos sem muitos temperos e molhos. Os taninos sempre presentes nos vinhos tintos, aqui estão em segundo plano. Associada a estas características, teremos naturalmente uma gastronomia tradicional: os pratos são leves e frescos, adaptados às temperaturas altas desta região e feitos com os produtos típicos que o mar e a terra proporcionam.
Recentemente, a região está a receber investimentos para revitalizar o sector vitivinícola. Iniciou-se a replantação de castas autóctones e a modernização das adegas, e já há Denominações de Origem Controladas (vinhos DOC) a dar que falar.
É uma região de clima marítimo, graças à influência do Oceano Atlântico e ao mesmo tempo, quente e seco, pela presença de montanhas a norte. Tem uma amplitude térmica reduzida e uma exposição solar bastante significativa.
Data: 19 a 21 de maio de 2023
Local: Algarve