No âmbito da aplicação do Domínio «Sustentabilidade – Ecorregime» do Eixo «A – Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente, a A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e o FeedInov, promove a 2.ª Edição da ação de formação “Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa”. A formação será realizada na modalidade e-learning nos dias 16, 17 e 18 de maio, entre as 9h00 e as 13h00, com a duração de 12 horas.
A formação decorre da intervenção estipulada no ponto 3 artº39, alinha e) da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, e prevê que a assistência técnica seja realizada “por técnico com formação específica para o exercício da atividade de apoio técnico, mediante contrato de prestação de serviços celebrado com associações de agricultores, organizações de produtores ou cooperativas”.
Para a prestação do apoio técnico referido os técnicos deverão demonstrar competências nesta área (mais informação, aqui).
A medida tem por objetivo promover boas práticas de eficiência alimentar, de maneio e de saúde animal nas explorações pecuárias de bovinos de leite e bovinos de carne, de forma a reduzir as emissões de metano,
com o objetivo de contribuir para a mitigação das alterações climáticas.
As inscrições são obrigatórias e devem ser efetuadas até ao dia 14 de maio, através deste link.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.