1º Festival do Azeite “Ouro Ribatejano” – 6 a 8 de dezembro – Santarém

1º Festival do Azeite “Ouro Ribatejano” – 6 a 8 de dezembro – Santarém

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O 1.º Festival do Azeite “Ouro Ribatejano”, inserido na Feira Anual de Pernes (Santarém), decorrerá entre 6 e 8 de Dezembro na vila de Pernes.

Promovido pela Junta de Freguesia de Pernes,  com o apoio do Município de Santarém e Crédito Agrícola de Pernes e Alcanhões, a inauguração acontecerá na sexta-feira, dia 6, pelas 18h, pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, e pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém. Ricardo Gonçalves.

O evento  pretende trazer para debate o sector, bem como a sua forte ligação ao desenvolvimento rural, contando com diversas mesas redondas onde se debaterão temas como o desenvolvimento rural em Santarém, o sector do olival e azeite, cadeias curtas e mercados locais, jovem empresário rural, agricultura familiar, azeite biológico, entre outros.

Este certame contará com cerca de 25 stands, ligados ao tema azeite e ruralidade, bem como provas de azeite, sessões de showcooking, tasquinhas e muita animação.

Os “Azeites do Ribatejo” são de baixa a muito baixa acidez, ligeiramente espessos, frutados e com cor amarelo ouro, por vezes ligeiramente esverdeados. Na região onde os azeites são produzidos, o solo é principalmente calcário, o que juntamente com o clima mediterrânico providencia as condições ideais de cultivo.

Com registos desde 1663, a Feira Anual de Pernes tem regressado ano após ano, contanto já com a bela idade de mais de 355 anos.

«Não podemos esquecer que esta Feira esteve sempre muito associada à produção de azeite, e antigamente, era na feira de Pernes que se estabeleciam os preços da colheita e o seu êxito comercial dependia da boa ou má safra anual, costumava-se até dizer que muito azeite, boa feira, mau ano de azeite, feira fraca», afirma a organização.

Consulte o programa aqui.

Comente este artigo

O artigo 1º Festival do Azeite “Ouro Ribatejano” - 6 a 8 de dezembro - Santarém foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Porque estão a desaparecer as abelhas e os polinizadores?
Próximo New vaccine could immunize 50 million cattle against bovine tuberculosis

Artigos relacionados

Nacional

Segunda edição de selos “Frutas de Portugal” apresentada oficialmente na IV Gala Viva

A TerraProjectos e os CTT apresentam, formalmente, amanhã, dia 16 de Novembro, a segunda edição dos selos “Frutas de Portugal”. A apresentação vai decorrer em Santarém durante a IV Gala Viva “frutas e legumes de Portugal”, […]

Eventos

Curso de Cultivo de Cogumelos – 13 de maio – Lisboa

No próximo dia 13 de Maio (14h-18h), terá lugar no Instituto Superior de Agronomia o curso de Cultivo de Cogumelos […]

Nacional

Pão de Açúcar faz maior encomenda de vinho português para o Brasil

A cadeia de distribuição brasileira acaba de importar 200 mil garrafas de 13 empresas de vinho verde, num negócio avaliado em quase meio milhão de euros e promovido pela Associação Empresarial de Portugal. […]