1º Festival do Azeite “Ouro Ribatejano” – 6 a 8 de dezembro – Santarém

1º Festival do Azeite “Ouro Ribatejano” – 6 a 8 de dezembro – Santarém

O 1.º Festival do Azeite “Ouro Ribatejano”, inserido na Feira Anual de Pernes (Santarém), decorrerá entre 6 e 8 de Dezembro na vila de Pernes.

Promovido pela Junta de Freguesia de Pernes,  com o apoio do Município de Santarém e Crédito Agrícola de Pernes e Alcanhões, a inauguração acontecerá na sexta-feira, dia 6, pelas 18h, pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, e pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém. Ricardo Gonçalves.

O evento  pretende trazer para debate o sector, bem como a sua forte ligação ao desenvolvimento rural, contando com diversas mesas redondas onde se debaterão temas como o desenvolvimento rural em Santarém, o sector do olival e azeite, cadeias curtas e mercados locais, jovem empresário rural, agricultura familiar, azeite biológico, entre outros.

Este certame contará com cerca de 25 stands, ligados ao tema azeite e ruralidade, bem como provas de azeite, sessões de showcooking, tasquinhas e muita animação.

Os “Azeites do Ribatejo” são de baixa a muito baixa acidez, ligeiramente espessos, frutados e com cor amarelo ouro, por vezes ligeiramente esverdeados. Na região onde os azeites são produzidos, o solo é principalmente calcário, o que juntamente com o clima mediterrânico providencia as condições ideais de cultivo.

Com registos desde 1663, a Feira Anual de Pernes tem regressado ano após ano, contanto já com a bela idade de mais de 355 anos.

«Não podemos esquecer que esta Feira esteve sempre muito associada à produção de azeite, e antigamente, era na feira de Pernes que se estabeleciam os preços da colheita e o seu êxito comercial dependia da boa ou má safra anual, costumava-se até dizer que muito azeite, boa feira, mau ano de azeite, feira fraca», afirma a organização.

Consulte o programa aqui.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Porque estão a desaparecer as abelhas e os polinizadores?
Próximo New vaccine could immunize 50 million cattle against bovine tuberculosis

Artigos relacionados

Notícias apoios

Pres. IFAP considera 700M € insuficientes e diz que “vamos ter de encontrar novas formas de financiamento para alavancar a agricultura”

A agricultura é um dos setores base do Alentejo, contribuindo com postos de trabalho e sendo uma das ‘alavancas’ da economia regional e nacional. […]

Últimas

Rio Sorraia está intransitável devido a “manto verde” que vai demorar a desaparecer

Redes de pesca presas e um rio intransitável devido à praga de jacintos de água são as principais queixas dos pescadores que retiram sustento do rio Sorraia, […]

Nacional

Granizo destrói culturas em Mogadouro. “Até metia medo, pareciam bolas de pingue-pongue”

Granizo causou grandes prejuízos na agricultura. Ministério da Agricultura está a avaliar estragos.

Uma forte trovoada acompanhada de chuva e granizo provocou estragos em vários pontos do concelho de Mogadouro, […]