Webinar: iPlanta debate potencialidades da Tecnologia RNAi – 14 de dezembro

Webinar: iPlanta debate potencialidades da Tecnologia RNAi – 14 de dezembro

As conferências iPlanta regressaram este ano num formato diferente do habitual, com três webinars sobre a tecnologia RNA de intervenção (RNAi) e um painel de oradores constituído por investigadores internacionais.

Depois do tema “Desenvolvimento de pesticidas à base de RNAi: novas oportunidades”, no dia 1 de dezembro, a 4ª edição das conferências iPlanta recomeça hoje, às 17h00, desta vez dedicada à biossegurança ambiental dos pesticida à base de RNAi. O terceiro e último dia deste evento será a 14 de dezembro, também às 17h00, onde se falará de questões regulatórias.

A participação é gratuita mas requer inscrição. Assista aos vídeos da primeira sessão aqui e aqui.

iPlanta é uma ação COST, uma organização europeia que promove e financia o networking em investigação e tecnologia. Presidida por Bruno Mezzetti, visa rever as aplicações existentes e futuras do RNAi, criar uma base de dados de bioinformática, desenvolver protocolos de biossegurança específicos, definir requisitos de monitorização pós-mercado e métodos para plantas de RNAi, e incentivar, promover e divulgar relatórios de investigação feitos por cientistas envolvidos em estudos relacionados com RNAi.

A importância das Conferências iPlanta reside na necessidade urgente de encontrar soluções mais eficazes, através da aplicação de RNAi, uma das novas técnicas de reprodução, no combate às interações patogénicas enfrentadas pelas culturas, responsáveis pela perda de quantidades substanciais da produção agrícola mundial, incluindo em Portugal, onde todos os anos se perdem cerca de 40 % de culturas. Em termos globais, os números são semelhantes: segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), entre 20% a 40% das culturas são destruídas todos os anos devido a pragas e doenças.

Com o estimado aumento populacional, a agricultura moderna enfrenta um dos seus maiores desafios: garantir o abastecimento de alimentos para 10 mil milhões de pessoas daqui a apenas 30 anos. A aplicação da tecnologia RNAi promete responder com eficácia a esse desafio.

O artigo foi publicado originalmente em CiB - Centro de Informação de Biotecnologia.

Comente este artigo
Anterior Webinar: GO Pequenos Ruminantes - Boas Práticas na Exploração Agrícola - 11 de dezembro
Próximo Webinar da Ciência à Aplicação - Pinha e Pinhão: Desafios e Oportunidades - 14 de dezembro

Artigos relacionados

Nacional

Colheita de Maçã de Alcobaça IGP em 2020 deve atingir 60.000 t

A produção de Maçã de Alcobaça IGP (Indicação Geográfica Protegida) certificada na actual campanha deverá perfazer cerca de 60.000 toneladas (t) – […]

Internacional

EU agricultural policy and health: Some historical and contemporary issues

This paper examines the links between agriculture and health in the EU. Following an explanation of the links between agriculture, nutrition and diet, a chronology of some of the key studies and […]

Dossiers

Gestão da vegetação e prevenção de incêndios: já aprendemos o suficiente?

A III Conferência Gestão de Vegetação promovida pela E-REDES, este ano com o apoio do Público, decorreu esta quinta-feira em Pampilhosa da Serra. No centro do debate estiveram […]