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– 16-04-2009 |
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Vinhos portugueses v�o ter 30 milhões de euros para promo��o fora da União EuropeiaEstados Unidos da Am�rica, Brasil, Angola e Canad� são os mercados priorit�rios para 26 empresas e organizações promoverem os vinhos portugueses nos próximos tr�s anos, num investimento de 30 milhões de euros, que inclui um apoio comunitário e estatal da ordem dos 55 por cento. Os contratos para atribui��o destas verbas seráo celebrados no Solar do Vinho do D�o, em Viseu, na sexta-feira, �s 15h00, com a presença do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva. As verbas que alicer�am este programa de promo��o de vinhos em mercados de países terceiros resultam envelope financeiro que Portugal conseguiu para apoiar o sector vitivin�cola, quando, em Dezembro de 2007, sob presid�ncia portuguesa da U.E., se concluiu a reforma da Organiza��o Comum do Vinho. Portugal conseguiu ent�o 274 milhões de euros para aplicar no período de 2009-2013, sendo que, para este primeiro ano haver� 37,8 milhões de euros, destinados � reestrutura��o e reconversão de vinhas (26,8 milhões de euros) e � promo��o dos vinhos portugueses em mercados fora da União Europeia (4,7 milhões de euros). Tendo em vista promover os vinhos de qualidade produzidos em Portugal, 26 projectos – 7 de organizações profissionais e associa��es e 19 de empresas – foram aprovados em concurso, indo receber, ao longo de tr�s anos, 15 milhões de euros de apoio comunitário e 1,3 milhões de verbas nacionais, para suportar um investimento total de 30 milhões de euros. Lisboa, 16 de Abril de 2009
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