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– 26-06-2004 |
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Vinhos : Exponor e ICEP promovem internacionalização de vinhos portuguesesPorto, 25 Jun A Exponor estima que os 400 expositores presentes no evento sejam procurados por 20 mil visitantes portugueses e dois mil estrangeiros. Em declarações à agência Lusa, Fernando Seixas, gestor da feira, referiu que a atenção dos expositores vai orientar-se para os mercados dos Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Áustria, Suiça Noruega, Dinamarca, Suécia, Japão, Espanha, Canadá e China. Para tal, a organização do certame irá promover a visita de jornalistas especializados e assegurar a presença de agentes de compra dos diversos países no evento. Segundo um estudo da Associação Empresarial de Portugal (AEP) a que a agência Lusa teve acesso, Portugal ocupa actualmente o décimo lugar no ranking dos maiores produtores de vinho e o quinto na União Europeia. Actualmente, a maioria do vinho produzido é comercializado em Portugal, enquanto 14 por cento é exportado. A categoria mais produzida em Portugal é a de Vinho de Mesa (35 por cento), seguida dos Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Determinada (VQPRD), responsável na campanha de 2002/03 por 29 por cento da produção global. De acordo com o gabinete de estudos da AEP, a região de Trás-os-Montes é a que contribui mais para o volume de produção portuguesa de vinho, representando 24,5 por cento na campanha de 2002/03, seguindo-se a região da Estremadura, com 18,5 por cento. O estudo refere ainda que, segundo a análise feita pelo Monitor Group de Michael Porter, encomendada pela ViniPortugal, "não existe uma estratégia explícita partilhada pelo cluster [agrupamento] do vinho no seu conjunto, facto que obsta ao seu desenvolvimento". Entre os pontos fracos apontados ao agrupamento realçam-se a ausência ou insuficiência de investimento em estudos de mercado. "Prevalece ainda uma cultura de tomada de decisões com base na intuição", frisou. Para a internacionalização dos vinhos portugueses, o estudo defende, assim, uma aposta na investigação, com ligações ao mundo académico. "Urge conhecer os gostos dos consumidores e adaptar os produtos às suas preferências, embalar e apresentar os produtos de forma adequada nos mercados-alvo e erradicar o vinho de má qualidade", explicou. A este nível, a AEP refere que Portugal deveria focalizar-se na conquista de uma posição forte em mercados exigentes e em expansão, como os EUA e o Reino Unido. A associação empresarial sublinhou, ainda, a necessidade de desenvolver uma marca "Portugal Regional" e criar um conselho promotor de vinhos de qualidade para facilitar e compensar a inovação. Defende também uma colaboração mais estreita entre o agrupamento do vinho e o do turismo. De acordo com a Monitour Group, se estas acções forem adoptadas, Portugal poderia aumentar, em seis anos, as receitas do sector em mil milhões de euros. O estudo da AEP refere que o Vinho do Porto foi o produto que mais se destacou em 2001, tendo representado 23 por cento do volume de produção de vinho e 51 por cento do valor das vendas. Em 2002, o principal destino de comercialização do Vinho do Porto foi a França (29,7 por cento), seguindo-se a Holanda (16,8 por cento) e Portugal (15,1 por cento). Face a 2001, a AEP observou uma estagnação do volume de negócios, resultante da comercialização de Vinho do Porto para França, com um decréscimo de 2,9 por cento em termos de quantidade. A comercialização de Vinho do Porto no mercado português registou acréscimos de 11,1 por cento no volume de negócios e de 8,7 por cento na quantidade. Na Holanda, por sua vez, observaram-se reduções de 6,3 por cento no volume de negócios e de 9,8 por cento na quantidade comercializada. Os EUA registaram o maior crescimento em 2002, tendo aumentado 37,6 por cento em termos de volume de negócios e 20,3 por cento em quantidade. A par do Expovinis, Salão Internacional de Vinhos e do Tecnovinis, Salão de Técnicas e Equipamentos para a Viticultura e Enologia, esta segunda edição do certame promove também o IV Concurso Internacional de Vinhos "Cidade do Porto". A primeira edição da Expovinis/Tecnovinis realizou-se em 2002 e foi visitada por 15 mil profissionais portugueses e 800 estrangeiros.
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