A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou a Re:Boxed, uma nova caixa de transporte de vinho fabricada a partir da reciclagem da fita dos rótulos, um material que, até agora, não tinha destino útil.
De acordo com o comunicado de imprensa, desenvolvido em parceria com a empresa Partícula Verde, o projeto foi apresentado no evento Sustainability In Drinks (SID), em Londres, e constitui “uma solução prática e mensurável de economia circular”.
A comunicação explica que a nova embalagem resulta de um processo que converte o papel siliconado dos rótulos em matéria-prima para a indústria papeleira, evitando que toneladas de resíduos tenham como destino os aterros ou a incineração.
Desde o início do ano, o projeto dos Vinhos do Alentejo já evitou o descarte de 14 toneladas de fita de rótulos. O objetivo da CVRA passa por oferecer aos produtores alentejanos, em exclusivo, uma embalagem de transporte sustentável para vendas online, enoturismo e concursos de vinhos, adequada tanto ao mercado nacional como internacional.
“Para uma ideia mais visual de todo o impacto desta iniciativa, se estendermos as fitas adesivas utilizadas nos rótulos de vinhos do Alentejo, só no ano passado, daria o comprimento de 20 mil quilómetros, o que equivale à distância entre o Alentejo e a Nova Zelândia. Até agora, este material era frequentemente aterrado ou incinerado, mas através deste processo é transformado em embalagens, gerando valor e promovendo uma verdadeira economia circular”, explicou João Barroso, diretor de Desenvolvimento Sustentável e I&D nos Vinhos do Alentejo.
O projeto insere-se no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), que desde 2015, tem vindo a apostar em colocar a região na vanguarda da produção vitivinícola sustentável em Portugal e a nível internacional. Atualmente, o programa reúne mais de 700 membros, abrangendo cerca de 63% da área de vinha do Alentejo, e conta com 27 produtores certificados com um selo de sustentabilidade reconhecido globalmente.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.















































