|
|
|
|
|
– 05-05-2005 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Vinho: Sociedade Vinhos Borges investe até 2ME em centro vinifica��o no DouroPorto, 04 Mai De acordo com Carlos Alberto Costa, o vinho do Porto representa cerca de cinco por cento das vendas da empresa. O objectivo da Sociedade dos Vinhos Borges � dobrar esta percentagem nos próximos tr�s a quatro anos. Uma meta s� poss�vel com a entrada em funcionamento do novo centro de vinifica��o da Soalheira, dentro de dois a tr�s anos, uma vez que a capacidade de venda de vinho do Porto da Borges está hoje "esgotada". Contudo, salientou Carlos Alberto Costa � margem da cerimónia de lan�amento da nova imagem do vinho D�o Meia Encosta, na Lixa, a aposta será feita no vinho do Porto de qualidade superior e não nas categorias correntes. Segundo adiantou o administrador, a Sociedade dos Vinhos Borges prev� aumentar as vendas entre cinco a 7,5 por cento este ano face a 2004, para perto de 11 milhões de euros e mais de sete milhões de garrafas. Das vendas totais, cerca de metade � canalizada para os mercados externos, nomeadamente Fran�a, Alemanha, Holanda, Su��a e B�lgica, mas o peso das exporta��es na factura��o da empresa terá tend�ncia a aumentar, dado o "esgotamento" do mercado interno. No ambito desta aposta na exportação, Carlos Alberto Costa destacou o in�cio das vendas dos Vinhos Borges para a China, h� cerca de dois meses, com cerca de 120 mil garrafas das marcas Trovador Ros� e Vinho Verde Gatéo. No seguimento do recente investimento, na ordem dos 500 mil euros, na renova��o da imagem do vinho D�o Meia Encosta, esta será a pr�xima marca a entrar no mercado chin�s, acrescentou. Criada em 1884 pelos irm�os Francisco e Ant�nio Borges, a Sociedade dos Vinhos Borges foi adquirida em 1998 pela Jos� Maria Vieira, distribuidora h� v�rios anos e que a partir de ent�o apostou na produ��o pr�pria e no marketing. Actualmente, a empresa produz vinhos verdes na Quinta de Simaens (Lixa), vinhos do Douro na Quinta da Soalheira (S. Jo�o da Pesqueira), e vinhos do D�o na Quinta de são Sim�o da Aguieira (Nelas, Viseu). Depois de uma estabiliza��o e mesmo ligeira queda generalizada, em finais da d�cada de 90, do consumo de vinhos do D�o, a Sociedade dos Vinhos Borges apostou recentemente na renova��o da imagem do seu vinho Meia Encosta, respons�vel por 17 por cento das vendas anuais. O objectivo, explicou fonte da administração da empresa, foi "refrescar a imagem" e "rejuvenescer" o consumidor daquele vinho, alargando o mercado �s camadas mais jovens. Ali�s, frisou, foi Também com o objectivo de retomar a "linha de crescimento cont�nuo" do Meia Encosta que se procedeu a um investimento de 1,2 milhões de euros na Quinta de são Sim�o da Aguieira, de forma a controlar a produ��o e garantir o lan�amento de vinhos de qualidade superior. J� no mercado, as novas garrafas do Meia Encosta são agora "mais estilizadas e actualizadas", com uma cor "mais s�bria e actual", mas o mesmo formato "para que a percep��o da marca e da regi�o de origem não se perdessem". As novas c�psulas, mais altas e personalizadas e com a designa��o Meia Encosta gravada, apostam Também em refor�ar "a identidade e o prestágio" da marca, enquanto o r�tulo renovado pretende permitir a sua leitura imediata e conot�-la com a regi�o do D�o e com a empresa produtora. além do Meia Encosta, a Sociedade dos Vinhos Borges produz e comercializa as marcas Gatéo e Fita Azul, respons�veis por cerca de 60 por cento das vendas totais da empresa.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |