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– 21-02-2004 |
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Vinho : Portugal deve criar marca nacional de qualidade, diz especialista espanhol Porto, 21 Fev Segundo Pau Roca, em declarações numa confer�ncia � margem do certame "Ess�ncia do Vinho’2004", que decorre até domingo no Pal�cio da Bolsa do Porto, os vinhos europeus precisam de se defender de mercados como o Chile, a Argentina ou a Austr�lia. O respons�vel defendeu uma uni�o de esfor�os no sentido de o vinho vir a ser "blindado" na União Europeia contra todos os ataques de quem o quer combater e associar a efeitos nefastos para a sociedade. Pau Roca deu como exemplo a nova lei espanhola do vinho, aprovada em 2003, que permitiu "blindar" o vinho contra os ataques dos defensores da lei anti-bebidas alco�licas. Com a nova lei, os produtores e exportadores espanh�is conseguiram que o vinho ficasse classificado como um alimento e não como uma bebida alco�lica, sendo permitida a sua promo��o e publicidade. "H� que reclamar e reivindicar a especialidade do vinho, separando-o das restantes bebidas alco�licas", frisou, lamentando que, apesar muitos m�dicos atribu�rem ao vinho benef�cios para a Saúde, ainda não foi alcan�ada a desejada aceita��o social. Pau Roca apresentou dados que mostram que, de m�s a m�s, sem qualquer inversão, o consumo interno de vinho de mesa em Espanha baixou desde 1987 na ordem dos dois por cento ao ano. "E não h� quem pare esta tend�ncia", sublinhou. Em melhor situa��o estáo os vinhos engarrafados de denomina��o de origem, que são j� respons�veis por cerca de 45 por cento das exporta��es espanholas do sector. Pau Roca apelou a Portugal para que siga o exemplo espanhol e re�na esfor�os no sentido da criação de uma marca nacional de qualidade. Produtores, exportadores e Ministério da Agricultura espanhol estáo prestes a chegar a acordo para a criação da marca "Vinhos de Espanha", mas temem que haja alguma oposi��o por parte da Comissão Europeia, pelo que a melhor forma de pressão seria o surgimento de iniciativas semelhantes noutros estados-membros, referiu. "Vinhos de Espanha" será uma marca propriedade do Ministério da Agricultura espanhol e que s� incluirá vinhos da terra e de denomina��o de origem, excluindo produtos de menor valor acrescentado, como os vinhos de mesa e a granel.
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