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– 09-04-2005 |
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Vila Real: Governo admite antecipar �poca de inc�ndios florestaisVila Real, 08 Abr Ascenso Sim�es, que falava � margem da apresentação pública no novo Governador Civil de Vila Real, Ant�nio Martinho, referiu que o Governo está a "ponderar e a preparar" uma antecipa��o da �poca de inc�ndios, para Maio, nos concelhos com maior área florestal. "Se se verificar a necessidade de intervir estaremos preparados", afirmou Ant�nio Martinho, salientando que, conjuntamente com o Ministério da Agricultura, se está a preparar a instala��o dos postos de vigia das Direc��es Regionais de Agricultura e a organiza��o dos grupos de primeira interven��o dos bombeiros. "O objectivo � atacarmos o mais rapidamente poss�vel os fogos florestais neste ano de seca e em que se prev�em grandes dificuldades", salientou. Respondendo ao apelo do Ministro da Administração Interna, Ant�nio Costa, que pediu aos novos governadores civis para darem prioridade � preven��o dos fogos florestais, Ant�nio Martinho garantiu que vai dar uma "especial aten��o � realidade deste ano". Referiu o período de seca prolongada e a necessidade de se apostar na preven��o dos inc�ndios florestais e combater "os desastres ecol�gicos". Prioridade para o novo Governador Civil Também vai ser a segurança rodovi�ria no distrito de Vila Real. No ano passado, registaram-se no distrito de Vila Real 1.367 acidentes, dois quais resultaram 26 mortos, 87 feridos graves e 919 feridos ligeiros. A Estrada Nacional (EN) 2 e o Itiner�rio Principal (IP) 4 continuam a ser as estradas com maiores �ndices de sinistralidade no distrito de Vila Real, tendo ocorrida na EN2 182 acidentes, com duas v�timas mortais, seis feridos graves e 118 ligeiros. O IP4 � Também a estrada mais mort�fera, com 10 mortos em 77 acidentes, sete feridos graves e 60 ligeiros. Por isso mesmo, Ant�nio Martinho referiu que vai promover ac��es de sensibiliza��o e de informação que v�o incidir essencialmente na EN2 e no IP4. Numa altura em que está em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental da futura Auto-Estrada 4, entre Amarante e Vila Real, que prop�e quatro solu��es base e 22 possibilidades de tra�ado para o atravessamento da serra do Março, o respons�vel defendeu a quarta solu��o. Esta quarta hip�tese sugere um tra�ado até �s proximidades de Mesão Frio, seguindo depois em direc��o a Santa Marta de Penagui�o e ao aer�dromo de Vila Real, local onde será efectuada a intersec��o no IP3. "� a melhor solu��o para a regi�o e a que serve o maior n�mero de concelhos e de pessoas", afirmou. "O Douro precisa de um itiner�rio que permita uma melhoria das acessibilidades, um desenvolvimento do turismo e permita o mais f�cil escoamento dos vinhos da regi�o", frisou Ant�nio Martinho. A primeira proposta de tra�ado passa a norte do IP4, com um grande t�nel – quase seis quil�metros – entre Aboadela e Campe�. As restantes propostas são todas a sul daquele itiner�rio. A segunda solu��o prop�e um tra�ado quase paralelo ao actual IP4, pelo menos entre Amarante e a zona da Boavista/Campe�. A terceira e quarta solu��es t�m um tra�ado comum entre a sa�da deste itiner�rio, em Amarante, e a localidade de Carneiro (muito parecido com o do estudo pr�vio que tinha sido apresentado h� tr�s anos para o IC26), onde existirá um n� de liga��o com a EN101. Ant�nio Martinho nasceu em Santa Eug�nia, Alij�, em 1949, foi deputado � Assembleia da República pelo PS entre 1991 e 2000 e foi presidente da Federa��o Distrital de Vila Real de 1988 a 1992 e 1994 a 2000.
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