Valorfito recolhe 95 toneladas no 1ºtrimestre 2020

Valorfito recolhe 95 toneladas no 1ºtrimestre 2020

O Valorfito, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, permanece activo e ao lado do sector, sobretudo, neste cenário ímpar que todos os agricultores portugueses enfrentam. Apesar de todas as dificuldades, no final do primeiro trimestre, o balanço é muito positivo: foram recolhidas 95 toneladas de embalagens usadas só nos primeiros três meses do ano, mais 25t (+36%) do que no 1ºTrimestre de 2019.

Tendo em conta que neste momento, todas as atenções estão voltadas para a saúde, dando-se, naturalmente, total prioridade à recolha de resíduos hospitalares, o esforço do Valorfito adensou-se no sentido de garantir que todas as recolhas de embalagens usadas no sector agrícola são efectuadas. Objectivo que tem sido cumprido na sua maioria, com o apoio da contratação de um operador adicional de gestão de resíduos nacionais, garantido que o nosso apoio chega a todo o sector.

Para o diretor-geral da Valorfito, António Lopes Dias «este é o momento de, mais do que nunca, estar ao lado dos agricultores e pontos de retoma, assegurando a viabilização da produção agrícola nacional. Para o Valorfito, assegurar a recolha e tratamento dos resíduos agrícolas, protegendo o ambiente é primordial e, por isso, perante este cenário de imensa complexidade estamos no terreno, com todas as ferramentas de que dispomos, para assegurar todas as necessidades dos profissionais do sector, ao mesmo tempo que cumprimos as metas e desafios traçados para este ano».

Números muito significativos para um primeiro balanço do ano, que trazem não só uma perspectiva positiva no que respeita ao crescimento das taxas de recolha ano após ano, mas também importantes desafios de crescimento nacional, demonstrando a força de um sector cada vez mais preocupado com o caminho para a eficiência e sustentabilidade na agricultura.

Comente este artigo
Anterior Newsletter da CAP sobre setor do azeite
Próximo Medidas Mercadona face à COVID-19 - Fornecedores

Artigos relacionados

Comunicados

Proteins and Renewable Energy: One and the same challenge

Press release – Brussels, 26th March 2018
Despite 30 years of efforts and no less than 5 “protein plans”, the European Union still suffers from a considerable chronic deficit in plant proteins: more than 30 million tonnes of soybean crops were imported during 2016-17. […]

Nacional

Balanço da campanha das Prunóideas – 25 de outubro – Belmonte

Com o aproximar do final do ano de 2019, é chegada a hora de mais um balanço de campanha das Prunóideas. […]

Comunicados

INIAV: Receção de Amostras – novo horário

Horário para a receção de amostras só das 09h00 às 13H00 […]