Uva de mesa portuguesa já pode ser exportada para a China, diz Governo

Uva de mesa portuguesa já pode ser exportada para a China, diz Governo

Em comunicado, o Ministério liderado por Capoulas Santos sublinha que se trata do “primeiro acordo fitossanitário conseguido com as autoridades chinesas, abrindo mais uma oportunidade de crescimento para o setor hortofrutícola nacional”.

“Pode agora ter início a exportação desta fruta, desde que cumpridos todos os requisitos acordados entre as autoridades fitossanitárias nacionais e chinesas”, explica a mesma fonte.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, citado no comunicado, “esta é uma excelente notícia para o setor hortofrutícola nacional, cujas exportações têm vindo a registar uma trajetória ascendente muito consistente”.

Medeiros Vieira refere que até julho, as exportações do setor hortofrutícola ultrapassaram 900 milhões de euros, o que representa um crescimento de 11% face ao período homólogo.

“O mercado chinês, que este Governo abriu para a carne de porco, é um mercado de extrema exigência, mas de uma dimensão relevantíssima, capaz de fazer a diferença para muitos produtores nacionais”, sublinha o governante, considerando também que “nesta matéria, é necessário ter uma estratégia de negociação consistente, assente em elevados padrões de qualidade e numa diplomacia dinâmica e com grande capacidade de resposta”.

O secretário de Estado da Agricultura manifesta-se otimista também quanto à abertura do mercado chinês aos citrinos, pera e maçã, “processos que estão já em fase adiantada de negociação”, adianta.

Segundo o Ministério da Agricultura, desde que assumiu funções, o Governo abriu 56 mercados, para 228 produtos (172 da área animal e 56 de origem vegetal).

O Governo está ainda a trabalhar “de forma intensa e empenhada” na abertura de 61 mercados, para viabilização da exportação de 277 produtos, sendo 232 da área animal e 45 da área vegetal, avança a mesma fonte.

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Comente este artigo
Anterior PDR2020: Concursos abertos para apoios no interior do Algarve
Próximo Uva de mesa portuguesa já pode ser exportada para a China. Citrinos, pêra e maçã em negociação

Artigos relacionados

Últimas

Governo determina proteção à denominação Azeitona Galega da Beira Baixa

O Governo determinou a concessão, a nível nacional, da proteção à denominação Azeitona Galega da Beira Baixa, segundo despacho do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, […]

Vídeos

Faça Chuva Faça Sol – T.3 Ep.20

Na região Oeste, vender hortofrutícolas em leilões é uma tradição já com décadas. Fomos conhecer a Frutas Patrícia Pilar, uma empresa que opta por […]

LIVE

Live-stream: Fileira do Queijo – Sessão pública de abertura da Escola de Queijeiros

A Escola de Queijeiros, atividade integrada no Programa de Valorização do Queijo da Região Centro, iniciar-se-á no próximo dia 26 de outubro, na Sessão Pública de Abertura, a realizar-se na […]