Como consagrado, celebra-se hoje, 22 de março, o Dia Mundial da Água, este ano com atenções centradas na Conferência da Água das Nações Unidas, que decorre entre hoje e sexta-feira próxima, em Nova Iorque.
Tendo como principais temas em agenda proceder ao balanço da execução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente os n.ºs 6 (Água e Saneamento para todos), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática), bem como aferir os indicadores da Agenda 2030, estará em análise como promover um envolvimento mais intenso dos Estados, respetivos governos e demais stakeholders da Sociedade Civil na gestão sustentável e na governança dos recursos hídricos e dos serviços de água e saneamento. Pretende-se também consolidar, sob a égide do secretário-geral António Guterres, o programa Sanitation 2018-2028 e os seus impactos na promoção da Saúde Pública.
Neste âmbito, alargar a ligação e implementação do nexus “Água e Saúde” às Políticas Públicas para a “Água, Desenvolvimento, Clima, Resiliência, Meio Ambiente e Cooperação Internacional”, abrangendo as Bacias Hidrográficas Transfronteiriças. Declarar os Recursos Hídricos Subterrâneos como “Reservas Estratégicas”, constituiria igualmente um sério avanço no reforço das linhas programáticas para a construção de uma “Nova Geopolítica para a Água”, colocando o Planeamento, Eficiência e Segurança Hídrica […]