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– 17-01-2013 |
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UE pode substituir gasolina e gas�leo por energias renov�veis deixando biocombust�veis poluentes
A União Europeia pode substituir a gasolina e gas�leo convencionais, usados nos transportes, por energias renov�veis sem recorrer a biocombust�veis com impactes negativos no ambiente, como aqueles que aproveitam culturas agr�colas, defende um estudo publicado esta quinta-feira. O trabalho foi realizado pelo instituto de investiga��o holand�s CE Delfta, a pedido das organizações não governamentais de ambiente europeias Greenpeace, BirdLife Europe, European Environmental Bureau e pela Federa��o Europeia dos Transportes e Ambiente e divulgado em Portugal pela Quercus. "Os biocombust�veis de primeira gera��o, aqueles de produ��o agr�cola, não são solu��o vi�vel para descarbonizar os transportes", conclui a investiga��o. Assim, as organizações europeias apelam ao Parlamento Europeu e aos governos dos Estados Membros para se concentrarem nas solu��es propostas e "colocarem a UE no caminho de uma pol�tica mais �verde�" para transportes e combust�veis mais limpos. Segundo os ambientalistas, as propostas avan�adas no estudo permitiriam uma redu��o "significativa" das emissões de gases com efeito de estufa em 2020, "apoiando o desenvolvimento de ind�strias inovadoras de produ��o mais limpa e que são uma grande fonte de emprego". Os Estados-Membros "podem cumprir as suas obriga��es sem recorrer (ou com um recurso praticamente nulo) a biocombust�veis produzidos a partir de culturas agr�colas, como a soja, a colza e a palma", acrescentam. O estudo explora v�rios cen�rios de desenvolvimento dos transportes e recomenda uma viragem urgente da pol�tica europeia no sector, colocando a prioridade sobre a efici�ncia energ�tica e o maior desenvolvimento de tecnologias limpas, como os ve�culos el�ctricos. Outra solu��o apontada foi o uso de biocombust�veis com menores impactes sociais e ambientais, chamados de segunda gera��o, ou seja, aqueles produzidos a partir de res�duos, como �leos alimentares usados e biog�s proveniente de digestáo anaer�bia de lixo urbano. Directivas comunitárias fixam uma meta de incorpora��o de 10 por cento (%) de energias renov�veis no sector dos transportes e a redu��o das emissões de gases com efeito de estufa dos combust�veis em 6%, até 2020. "Os Estados-Membros pretendem atingir estes objectivos através de biocombust�veis produzidos a partir de culturas agr�colas, ignorando os seus impactes sociais e ambientais", que incluem as altera��es de uso do solo, com deslocaliza��o do cultivo de alimentos para novas terras agr�colas e florestais e as emissões de carbono resultantes desta conversão. De acordo com um estudo da Comissão Europeia, a maioria dos biocombust�veis comercializados actualmente na Europa, sobretudo de primeira gera��o, "não oferecem garantias de uma redu��o efectiva das emissões de gases com efeito de estufa em rela��o aos combust�veis convencionais" que pretendem substituir, segundo a Quercus. Fonte: Lusa
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