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– 17-01-2013 |
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Seniores são o novo alvo da ind�stria alimentar
Embalagens mais f�ceis de abrir, r�tulos com letras grandes e produtos com menos sal são algumas das respostas da ind�stria alimentar a um dos segmentos mais fortes que emergem neste sector: o mercado s�nior. "Esta popula��o deixou de ser um nicho de mercado", afirmou � Lusa, Isabel Braga da Cruz, da Portugal Foods, que vai apresentar as dez maiores tend�ncias do sector agroalimentar, na sexta-feira, no semin�rio "2013: Ordem para exportar". Os consumidores mais velhos surgem assim como uma oportunidade para a ind�stria alimentar que j� oferece produtos dirigidos �s necessidades espec�ficas desta faixa et�ria, "mas sem haver liga��o a qualquer tipo de limita��o", sublinha a respons�vel da Portugal Foods, associa��o de empresas que representam os v�rios subsectores agroalimentares. Uma especificidade que passa pela formula��o dos alimentos, mas Também pelo design das embalagens, �para permitir um melhor manuseamento� e rotulagem simples, clara e f�cil de ler. Tudo isto encarado �numa perspectiva positiva e de um envelhecimento de qualidade, activo e indulgente, que permita acrescentar vida aos anos em vez de acrescentar anos � vida�, refor�a a mesma respons�vel. Isabel Braga da Cruz notou, por outro lado, que �a alimenta��o � muito mais do que ingerir alimentos, � Também uma questáo emocional�. Por isso, detecta-se Também um crescente interesse pelas experi�ncias sensoriais, em que os consumidores procuram descobrir aromas e texturas diferentes e produtos que conjugam diferentes ingredientes. A sustentabilidade � outra das tend�ncias que vieram para ficar em 2013. �H� preocupa��es no consumidor que v�o muito mais além do alimento�, salientou Isabel Braga da Cruz. Os consumidores estáo receptivos a campanhas relacionadas com questáes ambientais e até de caridade, convertendo a compra de determinado produto em donativos para instituições sociais, mas não abdicam da conveni�ncia. �Ter� de haver uma boa conjuga��o entre o que o consumidor procura (o alimento)� e outras questáes que Também são valorizadas como o bem-estar animal, a reciclagem das embalagens ou o com�rcio justo, um �posicionamento �tico� que se tornou uma tend�ncia mundial. �O consumidor � muito consciente, muito informado e a ind�stria adaptou-se, tendo um posicionamento mais �tico, mais transparente, procurando não esconder o que tem nos seus produtos�, até porque a Saúde � Também �um foco claro�, precisou Isabel Braga da Cruz. O pre�o continua a ser um factor decisivo. �No final, isso conta muito�, reconhece a mesma respons�vel, acrescentando que o desenho de embalagens e doses mais pequenas, mais adequadas �s fam�lias contempor�neas, �� Também uma maneira de não mexer muito no pre�o�. A ind�stria nacional, nomeadamente os associados da Portugal Foods, tem seguido as tend�ncias com aten��o, garantiu Isabel Braga da Cruz. �H� uma preocupa��o grande de olhar para fora, porque Também h� uma preocupa��o grande de exportar, identificar mercados-alvo, saber como se comportam, quais os mais interessantes para a sua oferta e como podem adequar a sua oferta a interesses e necessidades espec�ficas desse mercado�. A Inovação tem sido Também uma aposta, que j� deu �s empresas da Portugal Foods cinco prémios Inovação no SIAL (Sal�o de Alimenta��o do M�dio Oriente), que decorreu em Abu Dhabi, nos Emirados �rabes Unidos, no passado m�s de Dezembro. Fonte: Lusa
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