Transfer2agro: Desidratação – uma forma de acrescentar valor aos produtos hortofrutícolas

Transfer2agro: Desidratação – uma forma de acrescentar valor aos produtos hortofrutícolas

Publirreportagem

O projeto Transfer2agro é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal2020 e pela União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Procura promover uma eficaz e eficiente transferência do conhecimento científico e tecnológico para as PME.

Tem como objetivo potenciar a incorporação de valor e o aumento de competitividade através da criação de novos produtos vocacionados para nichos de mercado mais sofisticados.

Pretende contribuir para a resolução das preocupações das PME do setor hortofrutícola demonstrando e disseminando o desenvolvimento tecnológico na área da desidratação, como forma de valorizar produtos hortofrutícolas.

Esta valorização vai permitir o escoamento dos excedentes de produção, sobretudo relacionadas com produção sazonal, e o aproveitamento de produtos agrícolas com calibre reduzido ou com pouca aceitação em fresco no mercado.

O projeto assume-se como estratégico e pertinente para o desenvolvimento regional por incidir sobre o setor hortofrutícola, setor que representa um elevado peso no contexto regional e nacional e constitui um domínio prioritário da Estratégia Regional de Especialização Inteligente para a Região Centro onde o setor agroalimentar tem um elevado peso económico.

Conheça o trabalho completo aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Comissão Europeia não renova aprovação da substância activa clorprofame
Próximo L’agriculture bio profite aux abeilles

Artigos relacionados

UE - Instituições e EM

Comité de Agricultura do PE aprova parecer de iniciativa sobre mecanismos para volatilidade de mercados

O parecer constata que os mecanismos atuais são insuficientes para combater a volatilidade dos mercados. Apela à CE que use os atuais mecanismos de gestão de risco ao seu máximo, […]

Blogs

Continente investe em trigo do Alentejo para fabrico de pão

Há milhares de anos que o pão faz parte do regime alimentar das diversas civilizações que foram percorrendo a História da Humanidade. Feito […]

Últimas

Empresa em Portalegre inova na produção de inseticidas biodegradáveis

[Fonte: Tribuna Alentejo] Será instalado em Portalegre um centro de investigação, desenvolvimento e produção de inseticidas biodegradáveis e não tóxicos para outras espécies ou ambiente; […]