A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, cometeu graves erros de análise em 2025, subestimando o desespero e as expectativas dos agricultores em relação ao projeto europeu. Acumulou decisões desfavoráveis, em contradição com a sua própria visão da agricultura europeia — ou, pelo menos, com aquela apresentada pelo seu Comissário para a Agricultura, Christophe Hansen, no início do mandato, que se revelava inicialmente promissora.
Nos últimos meses, assistiu-se a múltiplos debates superficiais e pouco consistentes sobre o futuro da Política Agrícola Comum, centrados sobretudo:
-
numa política de cortes orçamentais, sob o pretexto de se focar “naqueles que mais precisam”;
-
numa pretensa simplificação, sob a forma de uma renacionalização não assumida, que encerra em si os germes da fragmentação do mercado europeu e da sua transformação num verdadeiro campo de batalha;
-
sem esquecer a vertente comercial, relativamente à qual não foi possível estabelecer qualquer diálogo sério que garantisse a credibilidade e a sustentabilidade da política comercial da UE perante os seus próprios cidadãos.
No final deste dia necessário e inevitável, que volta a colocar a agricultura no centro do debate europeu, a Farm Europe reafirma a sua disponibilidade para cooperar formalmente e apresentar propostas que devolvam esperança a uma agricultura europeia capaz de recuperar a sua força e competitividade, num mundo em que a soberania agrícola é um instrumento estratégico fundamental. Se tal não for possível com a atual Comissão, essa responsabilidade terá de ser assumida pelos colegisladores, exercendo plenamente as suas competências.
Espera-se que este debate, tão necessário, centrado em soluções que promovam uma visão ambiciosa da soberania agrícola, tenha finalmente início, evitando que o atual mandato se transforme numa verdadeira Berezina para a Europa, para a sua agricultura e para toda a cadeia de valor alimentar.
O artigo foi publicado originalmente em Farm Europe.
Traduzido por Agroportal













































