Smurfit Kappa desenvolve embalagem sustentável para a cervejeira Vanhonsebrouck

A Smurfit Kappa, líder do sector de embalagens de papel e cartão canelado, permitiu ao fabricante belga de cerveja Kasteel Brouwerij Vanhonsebrouck substituir a embalagem não biodegradável de utilização única que usava por uma solução sustentável, à base de papel 100% reciclável.

Segundo uma nota de imprensa da Smurfit Kappa, a nova embalagem conta com um “design atractivo e está dotada de uma alça acoplada para facilitar o seu transporte, oferecendo, assim, valor acrescentado ao consumidor”.

Desta forma, a cervejeira conseguiu eliminar por completo a necessidade de utilizar película transparente nos seus produtos, dando mais um passo na sua aposta pela sustentabilidade.

Cadeia de fornecimento totalmente circular

A Vanhonsebrouck queria implementar uma cadeia de fornecimento totalmente circular, pelo que substituiu o vidro que utilizava para a cerveja por latas recicláveis. O passo seguinte era encontrar uma solução adicional mais preparada para os possíveis desafios que se vão apresentar no futuro, eliminando desta forma a embalagem não biodegradável que utilizava até esse momento.

“Para tal, confiou na Smurfit Kappa, graças ao seu forte compromisso com a protecção do ambiente e à sua iniciativa Better Planet Packaging“, refere a mesma nota.

Xavier Vanhonsebrouck, CEO da Kasteel Brouwerij Vanhonsebrouck, assegura que “estamos muito satisfeitos por ter partilhado os nossos planos com a Smurfit Kappa, já que também conta com uma cultura inovadora e trabalhou connosco para encontrar a solução adequada. Graças a isso, encontrámos a embalagem perfeita para o futuro. Penso que a sustentabilidade é, actualmente, um dos pilares fundamentais da nossa cervejeira, e deveria sê-lo também para qualquer empresa do planeta, pelo que o investimento nesta linha de latas posicionou-nos na dianteira do mercado, especialmente no que se refere à reciclagem”.

Vanhonsebrouck quer avançar para novos mercados

Por sua vez, Saverio Mayer, CEO da Smurfit Kappa na Europa, acrescentou que “a Kasteel Brouwerij Vanhonsebrouck tem muitos planos emocionantes de expansão para novos mercados e uma gama de produtos em permanente crescimento com a qual pretendemos colaborar no futuro. Temos em comum o nosso forte compromisso com a sustentabilidade, pelo que a nossa iniciativa Better Planet Packaging abre todo um leque de possibilidades para ambas as empresas”.

Já Tony Smurfit, CEO da Smurfit Kappa, acrescentou que “a iniciativa Better Planet Packaging é absolutamente fundamental para podermos ajudar os nossos clientes, que são o nosso activo mais importante, e encontrar soluções para os seus problemas. Colaborando todos juntos, podemos mudar as coisas”.

Better Planet Packaging

Um ano depois de a Smurfit Kappa lançar a sua iniciativa Better Planet Packaging, o número de clientes que apostou em embalagens feitas à base de papel como alternativa a outras opções menos recicláveis cresceu de forma contínua. Esta solução de embalagem criada para a Vanhonsebrouck é uma integração importante na sua carteira de embalagens sustentáveis para produtos enlatados.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Censo do cortiçol-de-barriga-preta
Próximo Uma carta de compromisso para uma Agricultura Moderna e Sustentável.

Artigos relacionados

Nacional

Cortiça lidera produção silvícola nacional em 2018 – INE

A cortiça foi em 2018 o produto mais relevante (38,2%) da produção silvícola nacional, posição que tinha perdido a partir de 2004, para a […]

Últimas

Bruxelas aprova o armazenamento privado de azeite

O Comité de Gestão do Mercado Agrícola da União Europeia aprovou recentemente a ativação da ajuda privada ao armazenamento de azeite que inclui, […]

Últimas

Metade dos portugueses considera comprar produtos nacionais “um dever”

Mais de metade dos portugueses (52%) considera que o consumo de produtos locais, produzidos em Portugal, é “um dever”. Esta conclusão é […]