Setor florestal resiste melhor na exportação

Setor florestal resiste melhor na exportação

Dados do INE registam diminuição de 9,9% nas exportações de bens das indústrias florestais em 2020, quebra inferior à média nacional.

As exportações das indústrias florestais portuguesas totalizaram 4,7 mil milhões de euros, em 2020, uma quebra de 9,9% relativamente a 2019, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A diminuição ficou ligeiramente abaixo do conjunto nacional de exportações de bens que, no ano passado, contraiu 10,2% face a 2019. Desde 2009 que as exportações portuguesas de bens não registavam uma variação homóloga negativa.

Em termos relativos, o conjunto das indústrias florestais manteve o seu contributo para a exportação nacional de bens (8,8%). Na fileira do pinho a diminuição da exportação de bens foi de 7,5%, somando 1,7 mil milhões de euros.

O subsetor mais atingido foi o de pellets, com menos 18%, enquanto a quebra no papel e embalagem foi de apenas 5,8%. Nos restantes subsetores, a exportação de bens reduziu menos do que o global da economia, com uma diminuição de 8,8% no mobiliário, de 6,5% na madeira e de 6,6% nos painéis. Em contraciclo, o subsetor dos resinosos viu aumentar as exportações em 1,5%.

O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.

Comente este artigo
Anterior Regras Comércio Agroalimentar - Links úteis
Próximo Produção de amêndoa em Portugal

Artigos relacionados

Nacional

Jungheinrich lança novo modelo do order picker EKM 202

A Jungheinrich AG lançou a última geração do seu order picker EKM 202. Com o dobro da capacidade, relativamente ao modelo anterior, […]

Nacional

Continente promove carne de porco Nacional

O Continente continua a apostar na promoção e valorização da carne de porco nacional, disponibilizando em todas as suas 255 lojas carne de porco nacional devidamente identificada. […]

Últimas

Feira Nacional de Agricultura recebe Fórum Agrogarante

O Fórum da Agrogarante “Conversas de Agricultura” terá lugar no dia 11 de Junho , no âmbito da 56ª Feira Nacional de Agricultura, […]