Reserve a data: no dia 9 de abril realiza-se a segunda edição do encontro dedicado à segurança nas operações florestais.
A The Navigator Company, em parceria com a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho e a ACFML – Associação para a Certificação Florestal do Minho-Lima, realiza, no dia 9 de abril, a segunda edição do Seminário Segurança no Trabalho Florestal, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de cumprir as regras para minimizar os acidentes.
O evento decorre no dia 9 de abril, entre as 9h25 e as 16h, na Escola Agrária de Ponte de Lima, com o tema “Trabalhar em segurança para ganhar em produtividade”. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória (o link estará brevemente disponível).
O programa do Seminário conta com a intervenção de representantes da Escola, da ACT, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da ACFML, da Inspeção Geral do Trabalho, da AEST – Associação de Empresas de SST, e da Segurança Social de Espanha. Estes irão abordar temas como a importância da certificação florestal e as obrigações das empresas ao nível de Higiene e Segurança no Trabalho.
As várias vertentes do tema da segurança no trabalho florestal serão ainda discutidas numa mesa-redonda sobre “Como melhorar a segurança e aumentar a produtividade?” e por oradores de empresas como a Lugomadera, que tratará da questão da formação e da avaliação de riscos, ou a The Navigator Company, que apresentará o seu exemplo de promoção da segurança na atividade florestal.
Após o almoço, irão realizar-se sessões de demonstração sobre como operar tratores em segurança, a importância dos EPI no abate com motosserra, distâncias de segurança, novos equipamentos, e um simulacro de acidente na floresta com medidas de primeiros socorros e de autoproteção.
A primeira edição deste seminário, que foi dedicada ao tema “Segurança no Trabalho Florestal e Novos Desafios”, decorreu em abril de 2022, tendo enchido o anfiteatro da Escola Agrária de Ponte de Lima. Pode recordar este encontro, na íntegra, no canal de YouTube da Produtores Florestais, ou assistir às entrevistas com alguns dos oradores.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.