Sector Europeu de Bovinos de Carne reúne-se para promover a sustentabilidade

Sector Europeu de Bovinos de Carne reúne-se para promover a sustentabilidade

Todos os intervenientes no sector dos bovinos de carne estão convidados a participar no Encontro do BovINE que se destina a partilhar conhecimentos e a discutir a sustentabilidade futura deste sector. Este Encontro decorrerá online no dia 2 de dezembro de 2021 e está aberto a todos.

O 2º Encontro Internacional do Projeto BovINE, projeto europeu financiado pelo Horizonte 2020, é organizado por Liivimaa Lihaveis, Estónia, parceiro no BovINE. O encontro reúne produtores de carne de bovino, consultores, fornecedores, investigadores e decisores políticos para partilhar conhecimento e ideias, procurando melhorar a sustentabilidade do setor europeu de carne bovina.

“Em nome da Liivimaa, a Estónia tem o prazer de acolher esta reunião do BovINE num momento tão crítico da história do setor”, diz o gestor da rede BovINE na Estónia, Airi Külvet. “A rede BovINE, presente em 10 países, permite o acesso aos conhecimentos existentes e em desenvolvimento para melhorar não só a saúde e o bem-estar dos animais, mas também garantir a sustentabilidade ambiental e a resiliência socioeconómica do setor de carne de bovino, incluindo a eficiência da produção. Além disso, a partilha de conhecimento sobre as necessidades dos consumidores e as expectativas para a qualidade da carne, por exemplo, ajudar-nos-á a planear o futuro.”

O Ministro dos Assuntos Rurais da Estónia, Sr. Urmas Kruuse, dará início à reunião com um discurso sobre a perspetiva da Estónia sobre a sustentabilidade da produção de bovinos de carne, seguida de uma série de sessões apresentadas pelos Gestores de cada Rede Nacional do BovINE e pelos responsáveis dos Grupos de Trabalho Temáticos.

Os resultados das demonstrações e outros eventos realizados ao longo do último ano, com a presença dos produtores, vão destacar as Boas Práticas, já em uso, e as Inovações de investigação identificadas nas quatro áreas temáticas do projeto: Sustentabilidade Ambiental, Resiliência Socioeconómica, Saúde e Bem-Estar Animal e Eficiência na Produção e Qualidade da Carne.

José Pais, gestor da rede nacional, destaca o volume de informação recolhida e disponível na plataforma online (BKH) do BovINE, como um repositório importante e útil para ser usado pelos produtores na pesquisa de soluções para os problemas que enfrentam na sua actividade.

Para permitir uma partilha de conhecimento verdadeiramente produtiva, teremos a tradução simultânea em direto para oito idiomas europeus, estando disponível para todos os participantes através da plataforma online. Os idiomas disponíveis serão: inglês, estónio, francês, alemão, polaco, português, espanhol e italiano.

“Já existem muitas soluções para os desafios que o sector da carne de bovino enfrenta”, diz a coordenadora do projeto BovINE, Prof. Maeve Henchion, do Teagasc. “Algumas são soluções que os produtores têm vindo a encontrar e já estão a implementar nas suas explorações agrícolas, enquanto outras foram desenvolvidas por investigadores e estão prontas para passar da teoria para a prática. A rede do BovINE recolheu soluções para temas específicos em todas as dimensões da sustentabilidade a partir destas fontes em 2021. Estamos ansiosos por discuti-las com produtores, consultores, investigadores e todos os intervenientes da cadeia de valor da carne de bovino na nossa próxima reunião.”

Webinar: 2.º Encontro Internacional do projecto BovINE – 2 de dezembro

Comente este artigo
Anterior O que é o apoio ao rendimento?
Próximo Pedrógão Grande: Processo é “gigante com pés de barro” - advogada

Artigos relacionados

Nacional

UE/Presidência: Lisboa investe em duas frentes para tentar acordo sobre política agrícola

A presidência portuguesa da União Europeia (UE) vai tentar, esta semana, fechar um acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) com negociações do trílogo e reunião […]

Últimas

Oliana a variedade do Azeite Biodinâmico

“A agricultura biodinâmica vai além dos métodos difundidos, pois proíbe o uso de tratamentos com produtos químicos sintéticos e presta muita […]

Dossiers

Incêndios: Lançado apoio para produtores sem meios para alimentar animais no sul do país

Os produtores de explorações apícolas e de pecuária afetados pelos incêndios de agosto no Algarve e no Alentejo vão poder candidatar-se a um apoio […]