A eurodeputada Sandra Pereira (PCP) questionou hoje a Comissão Europeia sobre a mobilização, pelo Governo, de fundos europeus para ajudar os agricultores afetados pela seca.
“Que apoios ao setor agrícola pode o Estado português mobilizar dos fundos comunitários?”, questiona a eurodeputada, perguntando ainda ao executivo comunitário se, caso o Governo já tenha avançado por esta via, “quais os fundos, montantes e percentagem se dirige aos pequenos e médios agricultores”.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, declarou, em 17 de maio, estar a estudar e a ver aquilo que é possível fazer” quando questionada sobre eventuais novas medidas de apoio face à seca que admitiu ser “muito gravosa”.
O Ministério da Agricultura e da Alimentação reconheceu, no dia 08 deste mês, a situação de seca severa e extrema em cerca de 40% do território nacional.
Em comunicado, o ministério garantiu ter dado conta da situação junto da Comissão Europeia, acrescentando que a adoção de um conjunto de medidas está sempre dependente da “luz verde” de Bruxelas.