Revista Silva Lusitana agora em acesso online aberto

Revista Silva Lusitana agora em acesso online aberto

Os artigos da Silva Lusitana, única revista científica portuguesa dedicada às Ciências Florestais, estão agora disponíveis em acesso online aberto. O novo formato foi “inaugurado” com o volume 28 da Silva Lusitana (primeiro número de 2020), disponível desde setembro.

Criada em 1993, a revista Silva Lusitana é editada pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, com o objetivo de divulgar os resultados de trabalhos nacionais e internacionais de investigação e experimentação originais em Ciências Florestais e afins (silvicultura e produtos florestais). A publicação semestral beneficia de reconhecimento nacional e além-fronteiras, está indexada a bases de dados internacionais (como o SciELO, CAB International, National Agricultural Library – USDA) e tem parcerias com diversas publicações científicas de universidades e centros de investigação.

A revista conta com uma comissão editorial e uma comissão científica constituídas por investigadores de mérito de várias instituições nacionais: para além do INIAV, o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESA/IPCB), a Universidade de Évora, a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a Escola Superior Agrária de Coimbra, entre outras. Conta também com o apoio de consultores internacionais de instituições relevantes em países, como por exemplo, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Áustria, Noruega, Brasil e Estados Unidos da América.

O acesso online aberto marca uma nova fase no percurso histórico da revista, com o objetivo de aumentar a projeção da Silva Lusitana a nível nacional e internacional. Para tal, o INIAV celebrou um acordo com a editora científica EDP Sciences, que passa a disponibilizar online os artigos da revista.

Além da revista principal, a Silva Lusitana tem vindo a promover Cadernos Técnicos sobre temas de interesse para os atores económicos da Fileira Florestal (silvicultura e produtos florestais). Estas publicações vêm assim reforçar a divulgação do conhecimento existente a um público alargado, promovendo a divulgação e transferência do conhecimento produzido ao setor produtivo e industrial da Fileira Florestal.

Consulte aqui a Revista Silva Lusitana em acesso aberto. Neste primeiro volume disponível na plataforma é possível consultar artigos sobre o aproveitamento da madeira da espécie Eucalyptus triantha para aplicações estruturais; sobre a propagação de novos porta-enxertos de castanheiro mais resistentes à doença da tinta do castanheiro; e a Carta Interpretativa do solo do mioceno da Charneca do Ribatejo, entre outros.

Os volumes anteriores da Silva Lusitana (entre 2015 e 2019) estão também disponíveis, em formato PDF, diretamente no website do INIAV.

Os Cadernos Técnicos da Silva Lusitana, sobre Valor Económico da caça em Portugal, o Medronheiro, Plantas Aromáticas, Salsicharia Tradicional Portuguesa e uma análise dos desafios do Portugal Rural nos anos 2000 podem ser consultados aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Florestas.pt.

Comente este artigo
Anterior Porque é que a gestão ativa é essencial à floresta?
Próximo Estudo da Comissão Europeia faz análise preliminar sobre a Visão a longo prazo para as zonas rurais

Artigos relacionados

Últimas

Proença-a-Nova incentiva proprietários florestais

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Município de Proença-a-Nova promoveu 16 ações de sensibilização sobre a temática da floresta – […]

Eventos

Seminário Final – Opuntia Forrageira – 12 de Dezembro 2017 – ISA , Lisboa

 
Realiza-se no dia 12 de Dezembro, no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia, o Seminário Final do projeto de inovação “Opuntia Forrageira”. […]

Comunicados

Apoio à armazenagem privada de azeite

Embora seja previsível que a produção na UE, nesta campanha, seja inferior em 9% em relação […]