Decorreu no passado dia 25 de maio de 2023, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, a Reunião Geral da Indústria dos Alimentos Compostos para Animais, subordinado ao tema «Do Prado ao Prato: como reforçar a resiliência dos sistemas agroalimentares?». Pretendeu-se com este encontro relembrar soluções e reforçar estratégias de proatividade do setor no controlo da qualidade e segurança alimentar, no garante da salvaguarda da saúde e bem-estar animal, saúde do consumidor e proteção do meio ambiente.
Realizado pela IACA, e com 105 participantes, o encontro contou com a presença da Subdiretora-Geral da DGAV, Ana Paula Garcia.
Na mesa-redonda havida sobre a importância dos sistemas de controlo privados e a sua compatibilidade com os controlos oficiais, o chefe de Divisão de Alimentação Animal da DGAV, José Costa, apresentou as disposições legais aplicáveis e as conclusões da Comissão Europeia sobre sistemas privados de certificação, incluindo as vantagens e desafios para a desejada interação com os controlos oficiais no âmbito do setor da alimentação animal.
Durante o evento foi igualmente apresentado o ponto de situação do Programa de Recuperação e Resiliência e os Compromissos da Indústria da Alimentação Animal para a Sustentabilidade da Fileira, tendo a Chefe de Divisão de Gestão e Avaliação de Medicamentos Veterinários da DGAV, Inês Almeida, apresentado o projeto PRR – HubRAM, com o objetivo de criar um Hub de análise de dados que contribuem para o combate à Resistência aos Antimicrobianos, permitir o estabelecimento de indicadores e análises de tendências, estabelecimento de metas curto e médio prazo para cumprimento dos objetivos da Estratégia do Prado ao Prato, para além da desejada partilha de dados para apoio à investigação.
Este projeto multidisciplinar (biotecnologia, bioinformática e Bigdata, ciências agrárias e biossegurança) tem a coordenação da DGAV e integra-se na iniciativa emblemática “Uma Só Saúde” enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No dia 26 de maio de 2023, um grupo constituído por representantes dos diversos sistemas privados de controlo aplicáveis ao setor da alimentação animal na península ibérica, designado por Foro Dério, visitaram as instalações da SILOPOR na Trafaria, onde tiveram a oportunidade de debater questões relacionadas com o controlo e amostragem de alimentos para animais provenientes de países terceiros e transportados por navios, incluindo os procedimentos utilizados no âmbito do sistema nacional QUALIACA. Esta visita foi igualmente acompanhada pela DGAV enquanto autoridade competente nacional no âmbito dos controlos oficiais da alimentação animal.
Artigo publicado originalmente em DGAV.