Entre os dias 5 e 7 de Fevereiro, Portugal irá ser anfitrião da Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Este evento surge no seguimento da aprovação das Diretrizes de Apoio e Promoção da Agricultura Familiar nos Estados membros da CPLP, em Junho de 2017, um momento de grande importância no percurso de construção de condições para o reconhecimento, valorização e apoio à Agricultura Familiar nos países da CPLP.
Espera-se que os diferentes atores presentes – membros dos governos dos países da CPLP, Diretor Geral da FAO-Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, sociedade civil, setor privado e universidades da CPLP- se reúnam partilhando experiências, conhecimentos e aprendizagens em torno dos avanços conseguidos desde a aprovação das Diretrizes,. Tem também como objetivo estabelecer os próximos passos conjuntos para o percurso de implementação das Diretrizes nos diferentes países, os quais serão materializados na assinatura da Carta de Lisboa por todos os participantes e membros.
O Mecanismo para a Facilitação da Participação da Sociedade Civil no CONSAN-CPLP (MSC-CONSAN) marcará presença com a participação de representantes da Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade de Países da Língua Portuguesa (REDSAN-CPLP) e da Plataforma de Camponeses da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (PC-CPLP).
O MSC-CONSAN promoverá, ainda, no dia 5 de fevereiro um intercâmbio internacional com a participação de representantes de organizações e plataformas de agricultores da Ásia, África, América Central e América do Sul. Este intercâmbio pretende promover o debate de experiências e aprendizagens sobre políticas públicas para a Agricultura Familiar, no quadro da década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar recentemente aprovada.
Poderá consultar o programa da Reunião aqui