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– 07-05-2010 |
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Estudo da Greenpeace revela como os supermercados estáo hoje a �vender o seu peixe�
Retalhistas portugueses implementam pol�ticas sustent�veis para proteger a vida e ecossistemas marinhos
A organiza��o ambientalista Greenpeace publicou um novo relatério – Uma Receita para a Biodiversidade (1) – que analisa as pol�ticas de compra de pescado dos principais retalhistas em Portugal. O estudo revela que, em 2010 Ano Internacional da Biodiversidade, v�rios supermercados portugueses estáo j� a trabalhar para oferecer uma gama de pescado mais amiga dos oceanos. A Greenpeace lan�a Também uma �R�dio Vermelha� através da qual os consumidores podem enviar mensagens aos retalhistas. Em 2008, a Greenpeace chumbou todos os supermercados portugueses por nenhum possuir ou disponibilizar uma pol�tica de compra e venda de peixe (2). Dois anos depois, com o alerta para o colapso das reservas de peixe a ecoar pelo mundo, o conceito de sustentabilidade j� está a ser adoptado por alguns retalhistas em Portugal, com quatro dos seis retalhistas a desenvolverem uma pol�tica de pescado respons�vel. No Terceiro Ranking dos Supermercados da Greenpeace (3) o Lidl mant�m a lideran�a da tabela e está j� muito próximo do verde, por ter dado passos concretos e seguros no sentido de excluir o pescado mais insustent�vel e favorecer as melhores pr�ticas de pesca. A Sonae � o segundo retalhista a demonstrar maior progresso e encontrasse hoje a laranja, seguida de perto pela Auchan. Os dois grupos j� desenvolveram uma pol�tica para melhorar a sustentabilidade da sua gama de pescado e continuam a trabalhar para melhorar as suas pr�ticas. J� as distribuidoras detentoras das marcas Intermarch� e Minipre�o continuam claramente a vermelho com poucos progressos a reportar. No fundo da tabela estáo os supermercados Pingo Doce e Feira Nova, com o grupo Jer�nimo Martins a insistir em não entrar em di�logo com a organiza��o e responder ao pedido de milhares de consumidores para que contribua efectivamente para a preserva��o da vida dos oceanos. A transpar�ncia no sector de retalho tem Também vindo a melhorar e h� cada vez mais informação veiculada ao público sobre os produtos de pesca � venda. Com a taxa de consumo de peixe a crescer a um ritmo superior ao da taxa de popula��o, � urgente travar o desaparecimento r�pido dos recursos marinhos do planeta. �Na �nsia de capturar mais peixe em menos tempo, a pesca industrial está a provocar o esgotamento sucessivo das reservas de peixe mundiais e a devastar os nossos oceanos,� alerta Lanka Horstink, coordenadora da campanha de oceanos da Greenpeace em Portugal. �Grande parte da vida dos oceanos está a desaparecer mesmo antes de a conhecermos. A biodiversidade � crucial para a exist�ncia de ecossistemas saud�veis, dos quais todos dependemos para sobreviver.� A indiferen�a da ind�stria de pesca e resposta lenta dos governos mundiais � crise que os oceanos enfrentam leva um n�mero crescente de cidad�os e consumidores a exigir aos supermercados que assumam a lideran�a na preserva��o dos recursos marinhos. Actualmente, j� v�rios retalhistas a nível. internacional aceitaram esse desafio, retirando as especies de peixe mais amea�adas, recusando peixe ilegal e peixe proveniente dos m�todos de pesca mais destrutivos e oferecendo alternativas mais amigas dos oceanos (4). �Face ao tri�ngulo de ferro formado pela ind�stria da pesca, pol�ticos e burocratas, a Greenpeace virou-se para outro jogador forte: os retalhistas. As grandes superf�cies vendem 70% do peixe no mercado e a sua influ�ncia � ineg�vel.� explica Lanka Horstink. �Com menos de 1% dos oceanos protegidos, � fundamental que os supermercados assumam um papel activo na preserva��o da biodiversidade marinha, promovendo as pr�ticas de pesca mais sustent�veis e evitando as piores.� Greenpeace lan�a R�dio Vermelha para Peixe Sustent�vel – www.greenpeace.pt/radiovermelha A Greenpeace lan�a hoje Também uma r�dio encorajando os consumidores a libertar a sua criatividade e enviar mensagens aos retalhistas que se encontram em �ltimo lugar do ranking. Durante este m�s de Maio, os activistas da organiza��o v�o realizar diversas actividades junto dos supermercados piores classificados, lan�ando o apelo para que sigam o exemplo das cadeias de distribui��o alimentar mais progressivas.
(1) O estudo da Greenpeace Uma Receita para a Biodiversidade – Supermercados: ingredientes para preservar a vida dos oceanos está disponível. aqui: www.greenpeace.org/assets/binaries/ranking3.pdf (2) Em 2008, a Greenpeace publicou o primeiro relatério que analisa as pr�ticas de venda dos principais retalhistas em Portugal. Uma Receita para o Desastre. O apetite insaci�vel dos supermercados por peixe está disponível. aqui: (3) Classifica��es do Terceiro Ranking de Retalhistas da Greenpeace, dispon�veis em: Lidl….. 60% O Ranking da Greenpeace analisa as pr�ticas de compra e venda de peixe dos retalhistas segundo sete grupos de crit�rios de sustentabilidade. Os supermercados são classificados com uma percentagem de cumprimento com estes crit�rios, desenvolvidos a partir das recomenda��es da Greenpeace para pesca e aquacultura sustent�veis e para comercializa��o de pescado, publicadas no seu site internacional. (4) O que a Greenpeace pede aos supermercados: Fonte: Greenpeace
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