Resoluções sobre condições dos imigrantes no Perímetro do Mira aprovadas

Resoluções sobre condições dos imigrantes no Perímetro do Mira aprovadas

A Comissão Parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação aprovou, no final da passada semana, os projectos de resolução do PSD, Bloco de Esquerda, PCP e PS sobre a oferta de habitação e condições sociais aos trabalhadores imigrantes no Perímetro de Rega do Mira (PRM), que abrange 12 mil hectares nos concelhos de Odemira e de Aljezur.

Em comunicado, a Federação do Baixo Alentejo do PS sublinha que se inicia assim a “resolução de um drama humano existente nos territórios produtivos do Baixo Alentejo”, enaltecendo “o empenho” dos deputados socialistas Telma Guerreiro (Beja) e Luís Graça (Faro) e das câmaras de Odemira e Aljezur perante “um problema identificado há muito nos territórios do litoral”.

Para os socialistas, os projectos de resolução agora aprovados devem ser “um princípio de reflexão e de acção sobre a problemática da integração das comunidades imigrantes, que neste momento se alarga a todo o território do Baixo Alentejo, sobretudo em áreas produtivas do perímetro de rega do Alqueva”.

O PS do Baixo Alentejo acrescenta mesmo que, “a partir destas iniciativas”, é importante que “se criem soluções comuns de habitação, de apoio social e de saúde e de integração das dezenas de milhares de imigrantes em todo o território, assumindo uma realidade incontornável de valorização da cidadania e das competências dos imigrantes em benefício da região e do país”.

Nesse sentido, os socialistas deixam a garantia de que irão procurar “introduzir, através do reforço do empenho e compromisso do trabalho até aqui realizado pela deputada Telma Guerreiro, na solução legislativa a construir, uma resposta abrangente a todas as comunidades e concelhos da região, devendo também ser envolvidas as autarquias e Comunidade Intermunicipal, a partir deste amplo consenso parlamentar e partidário”.

O artigo foi publicado originalmente em Correio Alentejo.

Comente este artigo
Anterior Drones. Força Aérea fez outro ajuste direto com empresa que falhou todos os prazos no verão
Próximo Oito detidos por furto de 200 quilos de azeitona em Foz Côa

Artigos relacionados

Nacional

Só 4% dos agricultores portugueses têm menos de 40 anos. Como vai ser o futuro da agricultura nacional?

Portugal tem os agricultores mais envelhecidos da Europa e pouco sangue novo a preparar o futuro. A urgente “renovação geracional” só irá ser alcançada com apoios diferenciados para um país que […]

Nacional

Macfrut Digital disponibiliza antevisão online

Já está online uma antevisão da Macfrut Digital, a feira em formato virtual que este ano vai substituir, devido às condicionantes da […]

Newsletters

Folha Informativa da RRN “EmRede” Nº96 Maio 2021

A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa “EmRede”com o Nº96, do mês de maio, na qual faz destaque às novas medidas de apoio ao Desenvolvimento Rural, […]