A Professora Claúdia Marques-dos-Santos e as alunas de doutoramento do ISA, Joana Marinheiro e Soraia Cruz, deram uma entrevista para o programa da RTP: “Portugal em Direto” – programa de informação sobre grandes temas que atravessam o país, em reportagem, entrevista e debate.
O NEP – high Nitrogen Efficient crop Production for better water management – trata-se de um projeto nacional que reúne oito organizações portuguesas – o Instituto Superior de Agronomia, a Benagro-Cooperativa Agrícola de Benavente, o CCTI-Centro de Competências para o Tomate Indústria, a FEA-Fundação Eugénio de Almeida, a Lusovini Distribuição, a Reguenguinho-Sociedade Agrícola lda e a Sociedade Agro-Pecuária do Vale da Adega.
Com início em 2017, este Grupo Operacional tem desenvolvido, ao longo dos anos, dois novos produtos de baixa pegada de azoto (nitrogénio). Falamos da uva para produção de vinho e do tomate indústria.
Os parceiros do projeto NEP são agricultores/produtores de uva para vinho e de tomate indústria. Ao longo do projeto desenvolveu-se, conjuntamente, em vários ensaios de campo experimentais em escala real, nos terrenos de produção de cada um destes agricultores, diversas estratégias de redução da pegada do azoto.
Ao longo das campanhas de cada cultura, testaram-se várias práticas agrícolas inovadoras que contribuíssem para a mitigação das perdas de azoto, o aumento da eficiência da utilização do azoto, que melhorassem a qualidade do solo, que contribuíssem para a redução da pegada de azoto na produção desse produto final e que ainda ajudassem a reduzir custos de produção para os agricultores.
Na grande maioria dos casos conseguiu obter-se a mesma produtividade e a mesma qualidade de produto final a que o agricultor estava habituado, mas com menos azoto, recorrendo a práticas de produção primária mais eficientes. Desta forma, produziram-se alimentos de baixa pegada de azoto (o vinho e o tomate).
Veja a entrevista completa aqui:
https://pt.cision.com/files/tv/2023/04/104846608.mp4
Interveniêntes:
Cláudia Marques dos Santos, professora do ISA – Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e coordenadora do projeto NEP.
Joana Marinheiro, bolseira de doutoramento no ISA. A Joana falou sobre a relevância da ferramenta da pegada do azoto.
Soraia Cruz, bolseira de doutoramento no ISA. A Soraia falou sobre o projeto NEP, cuja tese de doutoramento está quase a entregar.
O artigo foi publicado originalmente em Instituto Superior de Agronomia.