Rentabilidade da amêndoa em destaque

Rentabilidade da amêndoa em destaque

O potencial e a rentabilidade da cultura da amêndoa vão estar em destaque num seminário internacional que vai juntar produtores, técnicos e players do setor no próximo dia 17 de setembro, na Escola Superior Agrária de Santarém.

David Doll, da da Universidade de Davis,Califórnia, e especialista na cultura da amêndoa, é a figura em destaque neste evento, que vai falar sobre as perspetivas para os pomares de amendoal na Califórnia, com foco nas novas tecnologias que se avizinham.

O seminário conta ainda com Xavier Miarnau, investigador do IRTA, em Lerida, e um dos maiores especialistas de amêndoa na Península Ibérica, que vai falar sobre as potencialidades da cultura  em Portugal e Espanha.

Para além da radiografia à situação atual da fileira da amêndoa, serão ainda abordados temas como a plantação e acompanhamento da cultura, as necessidades hídricas e controlo de rega, bem como a conta de cultura da amêndoa e as perspetivas de apoio num futuro cenário da PAC.

Este seminário vai ter dois módulos em sala, no auditório da Escola Superior Agrária de Santarém, e uma visita de campo à Quinta da Lagoalva de Baixo, onde será possível assistir, pela primeira vez no Ribatejo, à colheita mecânica num amendoal superintensivo.

O seminário tem entrada gratuita com registo obrigatório. Consulte o programa e a ficha de inscrição aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Incêndio no Sabugal combatido por quase 300 operacionais e dez meios aéreos
Próximo Tem mais de 100 galinhas poedeiras? Conte-as. Tem de as declarar em Setembro

Artigos relacionados

Nacional

Morreu Joaquim Marques Ferreira que liderou as áreas protegidas e o Alqueva

Faleceu nesta segunda-feira em sua casa Joaquim Marques Ferreira, com 65 anos de idade. Era licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa e actualmente presidente do conselho de administração das empresas Águas Públicas do Alentejo e Águas de Santo André. […]

Últimas

Vinha. Clima dos últimos dias é favorável às infeções primárias do míldio

A subida das temperaturas mínimas, a chuva caída nos últimos dias e o estado de desenvolvimento da vinha, são favoráveis às infeções primárias do míldio (Plasmopara vitícola). […]

Notícias florestas

Incêndios: PSD alerta que reflorestação do Pinhal de Leiria “está parada”

Os deputados do PSD afirmaram hoje que a reflorestação no Pinhal de Leiria “está parada” e garantiram que, três anos após o incêndio que afetou aquela mata nacional, “pouca ação” foi feita. […]