Recomendações para as variedades de trigo duro a semear

Recomendações para as variedades de trigo duro a semear

No caso do Trigo Duro, e para a Classe A, as recomendações da Lista de Variedades Recomendadas são Celta; Don Norman; Don Ricardo; Vadio  e Fado, estando as duas últimas em processo de concessão.

Em estudo estão variedades sujeitas a 1 ou 2 anos de ensaios e que carecem de confirmação do valor agronómico e qualidade tecnológica. Com 2 anos de ensaios encontra-se a Aventadur, Antalis e TE1203 (linha avançada do Programa de Melhoramento Genético de Cereais Autogâmicos do INIAV-Elvas) e com um ano de ensaios a Athoris e Teodorico.

Já as avaliações fenológicas e agronómicas foram da responsabilidade do INIAV-Elvas e do IPBeja/ESA. Já as avaliações de qualidade tecnológica estiveram a cargo das empresas Ceres/Germen, Cerealis, INIAV-Elvas e IPBeja/ESA.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Transitex participa na Fruit Attraction 2019
Próximo Smurfit Kappa patenteia gama de soluções eCommerce para vinho e azeite

Artigos relacionados

Sugeridas

Produtores de milho apresentam montra tecnológica e medidas de estímulo da biodiversidade

Os produtores de milho, representados pela ANPROMIS, reconhecem que se vive no setor dos cereais uma das crises mais sérias dos últimos anos, e defendem que é urgente e prioritário que o […]

Nacional

Pagamentos Junho 2017

No dia 30 de junho de 2017, conforme procedimento habitual, o IFAP irá proceder a pagamentos* num montante total de cerca de 75,1 milhões de euros, destacando-se os seguintes:

Dossiers

Previsão de longo prazo – 28 out. a 24 nov. 2019

Precipitação total e temperatura média semanal com valores acima do normal […]