Apenas 21,8% do território se encontra em condições normais, ou seja, sem falta de água. IPMA prevê que, mesmo que a precipitação regresse em níveis normais, Sul do país continuará em “seca fraca”.
A onda de calor que atingiu Portugal continental na primeira quinzena de Abril aumentou a área do país em seca meteorológica, de acordo com um boletim intercalar do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) publicado esta sexta-feira.
Na actualização sobre a seca meteorológica registada em Portugal Continental até 15 de Abril, o IPMA escreve que 28,3% do território se encontra em situação de seca fraca, 21,2% em seca moderada, 18,6% em seca severa e 10,1% em seca extrema. Ou seja, apenas 21,8% do território se encontra em condições normais, ou seja, sem falta de água.
Numa quinzena em que as temperaturas máximas estiveram quase sempre acima do valor médio mensal, com precipitação muito abaixo do normal em todo o território, houve uma “diminuição significativa” da percentagem de água no solo. As regiões Nordeste, o Vale do Tejo e o Baixo Alentejo registam […]