O PS defendeu medidas como novos pomares, a atualização da Estratégia Clima Madeira, a valorização da produção regional, e instrumentos financeiros de ativação rápida para cobrir prejuízos dos agricultores.
O presidente do PS Madeira, Sérgio Gonçalves, criticou a inércia do Governo Regional da Madeira para travar a queda na produção de cereja.
O dirigente socialista disse que são necessárias “soluções urgentes” para travar o declínio na produção de cereja.
“É cada vez mais frequente fazer-se festa da cereja sem cereja, tal como tem acontecido fazer-se festa da castanha sem castanha ou festa da cebola sem cebola, porque o Governo Regional só trabalha para as festas, onde gasta praticamente todo o dinheiro do Orçamento Regional destinado à valorização da produção regional”, disse o presidente do PS Madeira.
Sérgio Gonçalves denunciou a “quebra drástica” da área de cerejeiras, que “passou para 31 hectares (menos de metade da anteriormente registada), referindo que entre as causas estão: “as alterações climáticas, com períodos de seca ou precipitação intensa fora de época, mas também as pragas, doenças, a fraca valorização da produção regional e a […]