A aposta na capacitação de técnicos e gestores que integram o setor hortofrutícola foi o ponto de partida para o primeiro bootcamp para as Organizações de Produtores (OP), uma iniciativa integrada no projeto DEMO.net, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O bootcamp decorreu nos dias 28 e 29 de maio, no Vimeiro, e juntou técnicos e gestores de OP de diferentes regiões do país para dois dias intensivos de capacitação, partilha de experiências e desenvolvimento de competências.
Para além das entidades que integram o consórcio do projeto DEMO.net, o bootcamp contou com a participação de outras organizações do setor, o que permitiu alargar a rede de partilha e enriquecer as dinâmicas de aprendizagem.
O projeto DEMO.net, que arrancou em abril de 2023, tem como objetivo impulsionar a inovação e a competitividade do setor hortofrutícola nacional. O consórcio do projeto é constituído por 14 parceiros, entre as quais o COTHN, a CONSULAI, a FNOP e o INIAV no núcleo de coordenação, e 10 PMEs que representam grande parte das regiões do país e as principais fileiras hortofrutícolas.
No âmbito da capacitação das OP, uma prioridade do projeto, este bootcamp trouxe uma abordagem prática abordando temas considerados estruturantes: liderança, gestão de equipas e comunicação.
Ao longo dos dois dias, os participantes foram desafiados a refletir sobre a forma como trabalham em equipa, lideram pessoas e comunicam com os seus pares. Dinâmicas de grupo, exercícios práticos e sessões facilitadas por especialistas ajudaram a consolidar aprendizagens e promover a aplicação de conceitos no contexto real das organizações.
O primeiro dia arrancou com a dinâmica “Partner€ship”, na qual os participantes, assumindo os papéis de produtores, distribuidores e mercadores, simularam uma cadeia de negociação. A atividade, à medida que progredia, identificou alguns constrangimentos, inerentes aos atores das fileiras, responsáveis por ineficiências na cadeia, desadequação de estratégias de abordagem ao mercado, de logística, de formação de preços, entre outras. Os ganhos de escala e a capacidade para se estabelecerem parcerias foram evidenciados como fatores chave para aumentar a competitividade, sendo necessário maior colaboração, confiança e empatia entre organizações. Durante a tarde, o foco esteve na “Gestão e Liderança de Equipas”, numa sessão construída a partir das necessidades identificadas pelos próprios participantes, promovendo uma reflexão prática sobre temáticas de Inovação Organizacional, diretamente relacionadas com os desafios reais enfrentados pelas Organizações de Produtores.
O segundo dia do bootcamp foi inteiramente dedicado à criação de impacto nas OP. A sessão “Comunicar com Intenção” desafiou os participantes a refletir sobre o poder da comunicação no contexto organizacional – desde a escolha das palavras ao papel do feedback – explorando como uma comunicação intencional pode transformar a cultura interna e reforçar a eficácia das equipas. O encerramento foi marcado por uma reflexão orientada, em que cada participante foi chamado a traçar caminhos concretos para aplicar, nas suas OP, os conhecimentos e ferramentas adquiridos – e também pensar em formas de alargar esse impacto a outras Organizações de Produtores.
Foram dois dias marcados por um espírito colaborativo e por uma forte motivação para transformar desafios em oportunidades. O DEMO.net continua, assim, a afirmar-se como um motor de capacitação e inovação organizacional no setor hortofrutícola português.
Fonte: PRR DEMO.net