Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndios devido ao calor extremo

Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndios devido ao calor extremo

A Proteção Civil alertou esta sexta-feira para o perigo de incêndios rurais devido às temperaturas altas que são esperadas para os próximos dias.

Numa nota enviada à Renascença, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que as previsões são para temperaturas extremas, com máximas que podem chegar aos 35 graus centígrados.

Ao calor extremo acrescenta-se vento forte de Leste, sobretudo a sul, e valores baixos de humidade relativa.

“Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e terça-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região do Algarve, Alentejo e interior (Norte e Centro)”, diz a nota.

Nesse sentido a Proteção Civil avisa que para os locais onde o risco de incêndio for superior ao nível “muito elevado”, é proibido a realização de fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão, queimas de vegetação e o uso de pirotecnia, fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias circundantes.

“A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros”, informa ainda o comunicado.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Découvrez le «ré-ensauvagement», ce nouveau paradigme écologique
Próximo Las naranjas se sitúan en el precio más bajo de los últimos siete años

Artigos relacionados

Nacional

Governo abre concurso para contratar mais 200 sapadores florestais

[Fonte: O Jornal Económico]

O Governo anunciou hoje, dia 5 de agosto, que abriu o concursos para a criação de 40 novas equipas de sapadores florestais, […]

Últimas

Deputados do PSD acusam Governo de suspender remoção de jacintos no Sorraia

Ministério do Ambiente diz que só num açude já foi efectuada a remoção do jacinto-de-água de uma área superior a 2,6 hectares mas os meios tiveram de ser deslocados para outros locais. […]

Nacional

Soluções Agro Santander para empresas

Ganhe terreno em todos os campos: Produção, Transformação e Distribuição
As Soluções Agro Santander são uma referência no setor agro-alimentar. Tornam a sua empresa mais forte em todos os momentos e ciclos do seu negócio. […]