Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndios devido ao calor extremo

Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndios devido ao calor extremo

[Fonte: Rádio Renascença]

A Proteção Civil alertou esta sexta-feira para o perigo de incêndios rurais devido às temperaturas altas que são esperadas para os próximos dias.

Numa nota enviada à Renascença, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que as previsões são para temperaturas extremas, com máximas que podem chegar aos 35 graus centígrados.

Ao calor extremo acrescenta-se vento forte de Leste, sobretudo a sul, e valores baixos de humidade relativa.

“Este cenário meteorológico irá traduzir-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e terça-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região do Algarve, Alentejo e interior (Norte e Centro)”, diz a nota.

Nesse sentido a Proteção Civil avisa que para os locais onde o risco de incêndio for superior ao nível “muito elevado”, é proibido a realização de fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão, queimas de vegetação e o uso de pirotecnia, fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias circundantes.

“A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros”, informa ainda o comunicado.

Comente este artigo

O artigo Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndios devido ao calor extremo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Découvrez le «ré-ensauvagement», ce nouveau paradigme écologique
Próximo Mais de 30º. Queimadas proibidas até 14 de Maio em 10 distritos

Artigos relacionados

Nacional

Militares patrulham áras florestais mais sensíveis até 30 de Setembro

[Fonte: Gazeta Rural]

As Forças Armadas começaram a patrulhar as áreas mais sensíveis da floresta e sensibilizar a população para a prevenção dos fogos, informou o Estado-Maior-General, em comunicado colocado no seu sítio na internet.
ste patrulhamento, que se vai prolongar até […]

Últimas

Incêndios: Num dos poucos pontos verdes que escapou em Mação já se vai a banhos

[Fonte: SAPO 24]

A pouco menos de 200 metros da praia, a paisagem marcada pela terra negra e pinheiros queimados de pé vai sendo substituída pelo verde das árvores que resistiram, no domingo e na segunda-feira, os dois dias em que aquele espaço teve de ser evacuado devido ao incêndio que deflagrou em Vila de Rei (Castelo Branco) no sábado e que atingiu Mação (Santarém). […]

Nacional

XVII Seminário Internacional de mirtilos 2019 – 27 de junho – Sevilha

[Fonte: Voz do Campo]
É já esta quinta feira 27 junho que vai realizar-se no Hotel Meliá Lebrero da capital da Andaluzia em Sevilha – Espanha, o XVII Seminário Internacional de Mirtilos
Dos principais temas fazem parte:

Conceitos fisiológicos para produção de mirtilo: luz-sombra, […]