O Projeto Smart Farm 4.0 foi, no passado dia 15 de novembro, distinguido com o Prémio de Inovação no recente V Encontro da Fileira Hortícola do Oeste e II Gala da Fileira Hortícola do Oeste promovida pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO).
Esta cerimónia, que contou com a participação de 300 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao sector, foi presidida por Sérgio Ferreira, Presidente da AIHO, Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e Gonçalo Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura. Contou ainda com a presença de João Duarte Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Henrique Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Nuno Canada, Presidente do INIAV e Luís Mira, Álvaro Mendonça e Moura, Presidente da CAP, Vítor Napoleão Vice-Presidente da Assembleia Gera da CAP e Luís Mira, Secretário-Geral da CAP.
O Projeto Smart Farm 4.0: Soluções inteligentes para uma agricultura sustentável, preditiva e autónoma, decorreu entre julho de 2020 e junho de 2023 e foi financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores). Este projeto teve como objetivo o de conceber e desenvolver soluções inovadoras e acessíveis tendo por base as tecnologias da indústria 4.0 (IoT, IA, Big Data, sistemas ciber físicos, robots autónomos), para a aplicação ao setor agrícola, com ênfase nas fileiras da horticultura, fruticultura e viticultura, e dinamizar práticas de agricultura sustentável, preditiva, autónoma e geradoras de elevado valor acrescentado, para valorizar a indústria agroalimentar a nível nacional e internacional.
Este projeto, liderado pela TOMIX, agregou no seu consórcio um total de 16 entidades, entre as quais universidades, laboratório de Estado, Colab, entidades de inovação e desenvolvimento tecnológico e entidades de produção agrícola sendo, na sua maioria Associados do SFCOLAB.
Parceiros do Consórcio:
Tomix – Indústria de Equipamentos Agrícolas, S.A.
Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa CRL
Associação para a Valorização Agrária (AVA)
Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN-CC) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)
Flowake
Impactwave, Lda
INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P (INIAV)
Instituto Politécnico de Leiria
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa Luís Vicente, S.A.
Quinta do Pinto – Sociedade Comercial e Agrícola, S.A. SGS Portugal – Sociedade Geral de Superintendência Universidade Nova de Lisboa
Fonte: Projeto Smart Farm 4.0