Projeto “Quinta Mágica” começa com formação para 25 pessoas na ilha Graciosa

Projeto “Quinta Mágica” começa com formação para 25 pessoas na ilha Graciosa

Esta iniciativa, que consiste num plano formativo na área da agricultura biológica, contempla um conjunto de outras componentes formativas em áreas mais genéricas, como competências pessoais e sociais, técnicas de procura de emprego, empreendedorismo ou alimentação saudável.

Segundo refere o governo regional em nota, com um investimento de cerca de 24 mil euros, o projeto “Quinta Mágica” assegura uma vertente de trabalho de caráter intergeracional, através da troca de conhecimentos sobre práticas agrícolas tradicionais, que privilegia as culturas com tradição e potencial local, na ótica da valorização da produção e dinamização da economia local.

Para além da vertente formativa, para transmissão de conhecimentos da área de especialidade, este projeto assegura também uma componente prática, com acompanhamento individualizado, que permita o treino de competências pessoais e sociais aos formandos, enquanto condições promotoras de uma inserção profissional de sucesso.

Nesse sentido, prevê-se que, em meados de julho, os formandos já estejam a frequentar a componente prática da formação em agricultura biológica, com certificação ‘Modo de Produção Biológico’ (MPB), que será ministrada pela Bioazórica – Cooperativa de Produtos Biológicos, e que proporcionará ainda a realização de outras iniciativas abertas à comunidade, como showcooking, biofeiras e visitas a produtores locais.

 O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz assume-se como entidade gestora do projeto e conta com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa como entidade parceira, que assegura o apoio logístico da formação, designadamente através da cedência de utensílios diversos, da estufa e de outras áreas de prática agrícola e cultivo, no complexo do Museu da Vida Rural da Ilha Graciosa, na freguesia da Luz.

O artigo foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Comente este artigo
Anterior Associação Agrícola de São Miguel leva produtos regionais dos Açores à FNA 2019
Próximo Mais de 98% do território nacional em seca. Governo antecipa apoios da PAC

Artigos relacionados

Nacional

João Ponte: Prémios dos queijos dos Açores no concurso nacional devem servir de estímulo ao aperfeiçoamento da produção

O secretário Regional da Agricultura e Florestas doa Açores, João Ponte felicitou hoje, 29 de Outubro, todos, cooperativas e indústrias açorianas distinguidas no âmbito do Concurso Queijos de Portugal 2019, […]

Blogs

NEGOTIATIONS ON CAP REFORM: work is ongoing

March was marked as follows:

At the level of the European Parliament, measures to combat the coronavirus pandemic have stopped all meetings of the Agriculture Committee. […]

Últimas

Dia de campo / Ação de demonstração MaisSolo

No próximo dia 26 de fevereiro vai ter lugar o Dia de campo / Ação de demonstração do GO MaisSolo com o ponto de encontro marcado para a Agromais Plus na Golegã. […]