Projeto “Quinta Mágica” começa com formação para 25 pessoas na ilha Graciosa

Projeto “Quinta Mágica” começa com formação para 25 pessoas na ilha Graciosa

[Fonte: Açoriano Oriental]

Esta iniciativa, que consiste num plano formativo na área da agricultura biológica, contempla um conjunto de outras componentes formativas em áreas mais genéricas, como competências pessoais e sociais, técnicas de procura de emprego, empreendedorismo ou alimentação saudável.

Segundo refere o governo regional em nota, com um investimento de cerca de 24 mil euros, o projeto “Quinta Mágica” assegura uma vertente de trabalho de caráter intergeracional, através da troca de conhecimentos sobre práticas agrícolas tradicionais, que privilegia as culturas com tradição e potencial local, na ótica da valorização da produção e dinamização da economia local.

Para além da vertente formativa, para transmissão de conhecimentos da área de especialidade, este projeto assegura também uma componente prática, com acompanhamento individualizado, que permita o treino de competências pessoais e sociais aos formandos, enquanto condições promotoras de uma inserção profissional de sucesso.

Nesse sentido, prevê-se que, em meados de julho, os formandos já estejam a frequentar a componente prática da formação em agricultura biológica, com certificação ‘Modo de Produção Biológico’ (MPB), que será ministrada pela Bioazórica – Cooperativa de Produtos Biológicos, e que proporcionará ainda a realização de outras iniciativas abertas à comunidade, como showcooking, biofeiras e visitas a produtores locais.

 O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz assume-se como entidade gestora do projeto e conta com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa como entidade parceira, que assegura o apoio logístico da formação, designadamente através da cedência de utensílios diversos, da estufa e de outras áreas de prática agrícola e cultivo, no complexo do Museu da Vida Rural da Ilha Graciosa, na freguesia da Luz.

Comente este artigo

O artigo Projeto “Quinta Mágica” começa com formação para 25 pessoas na ilha Graciosa foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Anterior Associação Agrícola de São Miguel leva produtos regionais dos Açores à FNA 2019
Próximo Mais de 98% do território nacional em seca. Governo antecipa apoios da PAC

Artigos relacionados

Últimas

Produtores florestais de Proença-a-Nova duvidam da reforma florestal

Proença-a-Nova, Castelo Branco, 07 ago (Lusa) – O presidente da Associação de Produtores Florestais de Proença-a-Nova disse hoje que não acredita na anunciada reforma florestal e adianta que, […]

Últimas

Estudantes da UTAD discutem Inovação e o Futuro da Floresta

[Fonte: Voz do Campo]

A Associação de Estudantes de Engenharia Florestal (AEEF) vai realizar as VI Jornadas Florestais. […]

Últimas

OysterWorld: produção de ostras em prol do impacto ambiental

[Fonte: Gazeta Rural]

A produção sustentável de ostras tem um impacto positivo devido ao seu caráter purificador da água e captador de carbono da atmosfera. […]