Projeto “A palavra aos castanheiros” já está online

Projeto “A palavra aos castanheiros” já está online

InnovPlantProtect lança página Web dedicada ao projeto “A palavra aos castanheiros: educar para os conhecer, proteger e monitorizar através da tecnologia IoT”. Conheça a equipa e consulte toda a informação, background, detalhes, e os vários materiais produzidos e agora disponibilizados publicamente.

Na Semana da Ciência e da Tecnologia 2021, que se assinala até ao próximo domingo, 28 de novembro, o InnovPlantProtect (InPP) lança a página Web do projeto “A palavra aos castanheiros: educar para os conhecer, proteger e monitorizar através da tecnologia IoT”, cofinanciado pelo Fundo Ambiental e liderado pelo InPP em colaboração com a Câmara Municipal do Sabugal (CMS).

O projeto consiste na aplicação de um programa experimental e inovador de educação ambiental, destinado a produtores de castanha, técnicos da CMS e alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas do Sabugal, e baseado na tecnologia da “Internet das Coisas” (IoT, do inglês Internet of Things).

Nesse contexto, o InPP e a CMS instalaram duas dezenas de sensores TreeTalker em castanheiros das freguesias de Fóios e do Soito, que pemitirão às árvores comunicar o seu estado de saúde, possibilitando a monitorização remota de parâmetros fisiológicos como o consumo de água, o crescimento da biomassa, a humidade do tronco, a radiação solar absorvida e a reflectância da canópia.

Conheça todos os detalhes sobre o projeto “A palavra aos castanheiros…”, a instalação dos sensores e as atividades educativas. Descubra também todos os recursos já disponíveis online.

Os castanheiros que falam chegam ao Agrupamento de Escolas do Sabugal

O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.

Comente este artigo
Anterior Pedrógão Grande: Processo é “gigante com pés de barro” - advogada
Próximo Live: Tecnologia e Sustentabilidade na produção agrícola

Artigos relacionados

Nacional

No Crédito Agrícola há dias com muita sorte


No Crédito Agrícola há dias com muita sorte
O Crédito Agrícola volta a assinalar no dia 1 de Março o DIA DO CA onde além do sorteio de um automóvel eléctrico vão ser implementadas diversas acções de celebração ao longo de todo o país. […]

Últimas

Cotações – Cortiça – 26 de julho a 1 de agosto 2021

Na semana em análise prosseguiu a campanha de comercialização da cortiça 2021 e foram registadas cotações nas áreas de mercado Alentejo e Ribatejo […]

Últimas

Oferta de emprego – Formadores – Engenheiros Zootécnicos e Veterinários – Madeira

Precisa- se formadores : veterinários , enfermeiros de veterinária , engenheiros zootécnicos . […]