Projecto melhor eucalipto lança boletim sobre apoios disponíveis para melhorar valor económico das florestas

Projecto melhor eucalipto lança boletim sobre apoios disponíveis para melhorar valor económico das florestas

O Projecto Melhor Eucalipto acabou de lançar um boletim informativo sobre os apoios disponíveis para a melhoria do valor económico das florestas, através do PDR 2020.

No número, é explicado que até 31 de Julho de 2017 podem candidatar-se os “detentores de espaços florestais privados, municípios ou suas organizações” e que o anúncio publicado – destinado especificamente para o eucalipto – prevê apoios na ordem dos 9 milhões de euros para recuperação de povoamentos em subprodução.

O nível de apoios, direccionado a rearborizações de povoamentos situados em zonas de elevado potencial, poderá oscilar entre os 30 e os 50%.

O boletim do Projecto Melhor Eucalipto explica ainda que os apoios a conceder dirigem-se a operações necessárias à rearborização. Os projectos de investimento que podem beneficiar de apoios têm de ter no mínimo 0,5 ha e apresentar custos elegíveis a partir dos 500 euros.
Para saber tudo sobre este anúncio, o Projecto Melhor Eucalipto disponibiliza mais informação aqui: http://www.celpa.pt/melhoreucalipto/pdr-2020/.

No mesmo número do boletim merecem ainda destaque novos vídeos, sobre análise de solos e folhas, adubação de manutenção, controlo químico de infestantes, selecção de varas e formas de combate ao gorgulho do eucalipto. Este é o mais recente e foca-se numa das pragas que mais danos tem causado aos eucaliptais portugueses, especialmente aos nas regiões montanhosas do Norte e do Centro de Portugal. Todos os vídeos estão disponíveis em www.celpa.pt/melhoreucalipto/category/videos/.

O novo mapa de grupos de Certificação Florestal é também destacado pelo boletim do Projecto Melhor Eucalipto. Para facilitar o trabalho dos produtores florestais que querem certificar a sua floresta, a equipa do Projecto Melhor Eucalipto disponibilizou no seu site um mapa com a localização da sede dos grupos de certificação (regional e nacional) tendo, já há alguns meses, outro mapa com organizações de produtores florestais.

O Projecto Melhor Eucalipto foi lançado no final de 2015 e tem como objectivo melhorar a qualidade dos povoamentos de eucalipto em Portugal e de comunicar boas práticas de gestão florestal.

Mais sobre o Projecto Melhor Eucalipto: www.celpa.pt/melhoreucalipto

Mais sobre a CELPA – Associação da Indústria Papeleira: www.celpa.pt

 

Comente este artigo
Anterior I Congresso Internacional de Nutrição e Alimentação de Animais de Companhia - 27 e 28 Outubro 2017 - Vila Real
Próximo Cereais - Smartcrop

Artigos relacionados

Notícias fitofarmacêuticos

Avisos Agrícolas 05/07/2019: Vinha, Macieira, Oliveira, Batateira, Pequenos Frutos, Citrinos

O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) que tem por finalidade emitir avisos agrícolas. […]

Comunicados

Cecília Meireles quer que Governo altere a Portaria n.º 86/2020 para incluir os territórios não abrangidos nos GAL

Numa pergunta dirigida à Ministra da Agricultura, a deputada do CDS-PP Cecília Meireles quer saber se o Governo vai alterar a Portaria n.º 86/2020 […]

Comunicados

ON THE TRADE FRONT UNCERTAINTY IS THE NEW NORM

What can we expect with regard to the impact of trade issues on the EU agri-food sector till the end of the year? […]